Como utilizar citronela para repelir insetos

links patrocinados

Como utilizar citronela para repelir insetos

Como utilizar citronela para repelir insetos

Insetos são sempre um incomodo sejam eles de qual tipo forem, pernilongos ou mosca sempre incomodam e além disso trazem doenças. Em algumas situações para as pessoas que tem alergia eles são os maiores vilões, pois uma simples picada é capaz de causar alergias não só na pele, mas outras várias complicações. Porém para amenizar a presença desses visitantes indesejados uma das mais novas alternativas é a citronela uma forte combatente dos insetos.

A origem da citronela

A citronela é uma planta que no Brasil é muito encontrada em Santa Catarina, porém sua origem é da Ásia. Trata-se de folhas perfumadas que já estão usadas para fabricar detergentes, sabonetes, perfumes, cremes e até para aromatizar os ambientes.
Ela é capaz de repelir vários tipos de insetos, como as formigas, traças, borrachudos e até os mosquitos, mesmo o Anopheles dirus. De acordo com estudos ela pode combater também ou ao menos afastar fungos, baratas e besouros.
Isso porque o geraniol, o limoneno e o citronelal que são componentes no produto são os responsáveis por causar esse efeito.

Como fazer citronela em casa

Substância pode ser feita em casa

A citronela também pode ser produzida em casa! Isso mesmo você pode preparar a solução em casa sem ter muitos gastos! Veja como fazer: Para utiliza-la afastando as moscas, você deve colher até três folhas, cortadas em pequenas partes e coloca-las em um pires. Agora é só colocar nos vários ambientes em que você quer que estejam protegidos.
Coloque em um litro de álcool duzentas gramas de folhas secas e deixe por dez dias em um recipiente escuro e tampado. Vá agitando a mistura de 2 em 2 dias. Agora filtre o liquido e coloque em uma embalagem hermética. A citronela feita em casa terá durabilidade de dois anos e você poderá utiliza-la também em velas aromáticas, pulverizador, difusor, sachês e creme dermatológico.
A dica é sempre manter em casa a planta em um vasinho, assim toda vez que precisar, basta cortar uma parte de uma folha e o aroma estará no ar!

Origtem da citronela

Como utilizar a citronela

Para utilizar a citronela, além da essência que você preparou pode também amassar uma folha e passar no corpo, assim ela atuará como repelente.
Você pode também ferver as folhas e utilizar o liquido para limpar os ambientes.
Além disso a citronela pode ser utilizada em incensório na sua casa e até mesmo em um difusor elétrico.
E ainda a citronela é capaz de contribuir para a ausência de erosões de barrancos, encostas, margens de rio e valas de drenagem.
A citronela pode ser encontrada em localidades úmidas, por isso no estado de Santa Catarina ela chega a ser cultivo de alguns produtores rurais. A planta que é da família do Capim Limão não costuma florescer, suas sementes não costumam fertilizar, porém podem ser multiplicadas apenas repartindo touceiras.
Pode ser mais difícil de encontra-la porem para é mais fácil de cultiva-la basta regar sua plantinha todos os dias e cuidar dela!

Como utilizar citronela Repelir insetos com citronela

Pesquisar
Artigos Relacionados