Como tratar a obesidade em animais

links patrocinados

Como tratar a obesidade em animais

Um dos maiores problemas nos animais de estimação é a obesidade, esta, pode ocasionar diversas patologias nos seus animaizinhos: problemas articulares, pois há uma pressão muito grande sobre partes do corpo dos animeis obesos como nos joelhos, dificultando a passagem de sangue e ainda, o excesso de gordura no sangue, pode causar a obstrução das veias, o risco de agravamentos e recuperação cirúrgica, pois o excesso de gordura faz com que a anestesia deva ser aplicada em maiores doses, desenvolvimento de problemas respiratórios, pois, as células precisarão de uma maior quantidade de oxigênio para trabalharem fazendo então, com o que o cão se sinta mais cansado e sem fôlego para praticar qualquer atividade física, desenvolvimento de diabetes, aumento de pressão sanguínea, aumento da probabilidade de desenvolver tumores, problemas gastrointestinais e ainda pressão sob órgãos como o pulmão, o coração e o rim.

Confira mais

Como tratar a obesidade em animais Confira Como tratar a obesidade em animais

Obesidade nos animais deve ser tratada com uma reeducação alimentar, no caso do seu animal comer comida normal (arroz, feijão e carne), corte este alimento, pois os animais de estimação devem se alimentar com ração, pois esta tem as vitaminas e elementos essenciais para a saúde canina, no caso do seu animal já se alimentar com a ração, procure com uma marca de seja de 20 a 40% menos calórica, outra dica é fracionar a alimentação do seu animal, dê pequenas porções de ração ao longo do dia, para que assim, o metabolismo do seu animal funcione mais rapidamente, faça com que seu animal ingira mais água, estimule-o a praticar exercícios, levando-o passear ou brincando com este em casa.

Saiba Como tratar a obesidade em animais

Como Saber se meu Animal está Obeso?

A obesidade não se trata simplesmente de analisar se o seu animal está com excesso de peso, a obesidade está relacionada com o excesso de gordura no corpo, ou seja, você notar que o seu cachorro engordou pode não significar que este está obeso. Algumas dicas para notar se o seu animal está obeso são: frequência respiratória, cansaço demasiado, mais horas de sono e menos ingestão de água.

Obesidade em animais

A Importância de um Veterinário

Se você notar algum destes sinais, você deve levar o seu animal de estimação ao veterinário, pois a obesidade é um assunto muito sério para ser deixado para trás. É o veterinário que deverá prescrever a dieta que seu animal deverá fazer, pois muitas vezes, se você alterar a ração, poderá faltar nutrientes essenciais e, forçar seu animal a se exercitar, poderá pior algumas patologias que podem estar se desenvolvendo por conta da obesidade. Portanto, leve seu animal ao veterinário e se assegure de realizar os procedimentos da maneira correta.

Como tratar a obesidade em animais - saiba mais

Animais Mais Propensos a Obesidade

Dentre os animais de estimação com a maior propensão de desenvolver a obesidade, os cães e os gatos são os mais suscetíveis, pois, estes detém metabolismos menos acelerados de outros animais como os coelhos, por exemplo. A raça do gato e do cachorro também influencia muito, por exemplo, um bulldog francês tem uma propensão maior de ser obeso do que um pinscher.

Pesquisar
Artigos Relacionados