Como Trabalhar a Diversidade na escola

Como Trabalhar a Diversidade na escola

A expressão diversidade se refere à convivência de ideais variáveis em torno de um assunto, ambiente ou situação. A palavra também se refere à sua variedade como um todo, afinal, todos nós somos diferentes e possuímos valores e crenças diferentes.

A ideia da expressão está diretamente ligada com o conceito de multiplicidade, pluralidade, de diferentes tipos de abordagem e ângulos de visão. Ela também pode ser encontrada nas diferenças, nas intersecções.

Vale ressaltar, que a diversidade é um conceito considerado amplo e pode ser aplicado em variados campos do nosso conhecimento, como por exemplo no campo da Antropologia Cultural, de Lógica, de Publicidade e Propaganda, de Pensamento Humano, Cultura, Meio Ambiente e Biologia, Direito e no campo da Psicologia.

Por que trabalhar a diversidade na escola

É impossível falar de diversidade, sem falar de cultura.

Como Trabalhar a Diversidade na escola Saiba Como Trabalhar a Diversidade na escola

Além de ser um importante meio de demonstrar aspectos locais de uma determinada comunidade e/ou população, a cultura é formada de diversos elementos, como mitos, danças, crenças, valores e modo de se vestir e transmitida de geração em geração.

A diversidade é um tema importantíssimo que deve ser abordado nas salas de aula brasileiras para que os estudantes entendem as diferenças culturais do país e saibam a origem de festas folclóricas, crenças, etc.

Diversidade na escola

Como trabalhar a diversidade na escola

Para trabalhar a diversidade na sala de aula, todo professor deve promover o sentimento de valorização cultural do país, fazendo que cada aluno respeite e reconheça as diferenças culturais existentes.

Os professores também devem deixar clara a diferença entre cultura e diversidade, mostrando os elementos que configuram a cultura de um determinado local. Deve-se questionar quem foram os principais responsáveis pela disseminação da cultura no país e quais seus aspectos culturais.

Uma boa dica para se trabalhar a diversidade na escolar é dividir a turma em grupos, para que cada um realize uma pesquisa sobre os aspectos culturais sobre uma Região do Brasil, por exemplo, pesquisas sobre as manifestações religiosas, culinária típica, festas populares e danças. Pesquisa feita, promove um debate ou apresentação para que cada grupo aborde os principais aspectos culturais coletados de cada região.

Confira Como Trabalhar a Diversidade na escola

Outra dica de como trabalhar a diversidade na sala de aula

Na constante luta para obter uma melhor qualidade no ensino, um dos temas que mais recorrentes discutido por educador se referem à maneira como as diferenças entre as pessoas podem ajudar no processo educativo.

Uma das maiores reclamações do corpo docente de uma escola se dá quanto à dificuldade de dar aulas em classes com alunos de diferentes idades e/ou diferentes níveis de aprendizado.

Como Trabalhar a Diversidade na escola - saiba mais

Confira mais

Reconhecendo a diversidade em sala de aula e também a diversidade em cada aluno, o professor deve verificar diferentes maneiras de trabalho para que se estruture ações educativas efetivas e condizentes com a realidade de cada estudante.

Vale ressaltar que conhecer novas frentes e também experiências inovadoras pode acrescentar elementos valiosos quando pensamos nas possibilidades de transformação de toda uma escola, bem como a de seus alunos.

GD Star Rating
loading...
Como Trabalhar a Diversidade na escola, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados