Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal, reconhecendo a nacionalidade do cidadão como brasileira, além de permitir que a pessoa viaje internacionalmente.
No documento, fica registrado os países visitados anteriormente, bem como o visto atual de autorização para a entrada no país para onde se está indo.

Processo de pedido do passaporte

No site do Departamento da Polícia Federal (DPF), clique no link “Requerer Passaporte”. Nessa seção, siga os passos conforme a ordem. Primeiro, tenha todos os documentos exigidos em mãos, depois preencha a solicitação de emissão do passaporte. Após incluir os seus dados, será gerado o Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser pago até a data de vencimento. Guarde a GRU e o comprovante, pois ambos devem ser apresentados posteriormente.

Com documentos, a taxa do GRU paga e o comprovante de solicitação de passaporte em mãos, vá ao Departamento da Polícia Federal mais perto. O site do DPF possui informações sobre localidades dos postos de atendimento e se é preciso agendar uma visita. Na página, também é possível acompanhar o processo do seu passaporte. Após a visita, você deve aguardar a data indicada para retirar seu passaporte no mesmo Departamento – o titular é o único que pode buscar o documento. O prazo de entrega é de no máximo seis dias e a taxa para emissão do passaporte é de R$156,07.

Documentos necessários

- Documento de identidade (podem ser utilizados, além do RG, carteira funcional, carteira de identidade expedida pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou comando militar, passaporte anterior e a carteira nacional de habilitação). Caso o cidadão tenha mudado o nome da identidade, por motivo de divórcio ou casamento, deve trazer a certidão de casamento. Crianças menores de doze anos podem apresentar a certidão de nascimento ao invés do documento de identidade.

- Título de eleitor, incluindo os comprovantes de que votou na última eleição. Caso tenha perdido os comprovantes, trazer declaração da Justiça Eleitoral comprovando estar em dia com as exigências do voto obrigatório.

- Para os do sexo masculino, trazer comprovante de que está em dia com o serviço militar obrigatório.

- Comprovante de pagamento da GRU.

- Passaporte anterior, caso o tenha. A não apresentação do passaporte anterior resulta no pagamento da taxa dobrada.

- Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para menores de dezoito anos, o responsável deve apresentar o CPF.

Outras informações importantes

Não é preciso levar fotografia, pois esta será retirada na hora de conferir todos os documentos apresentados. O processo também envolve a coleta de impressões digitais dos dez dedos. Para os menores de dezoito anos, é necessário apresentar a autorização de ambos os pais, que devem levar o documento de identidade. O requerente, embora menor de idade, deve estar presente na hora de apresentar os documentos.

O passaporte azul é agora o documento oficial. Caso possua o cartão de cor verde, você pode usar até o vencimento. A validade do passaporte para maiores de quatro anos de idade é de cinco anos. Você não precisa esperar até o vencimento para solicitar um novo documento.

O passaporte garante o direito da viagem internacional, porém não autoriza a entrada no país estrangeiro. Para isso, é preciso solicitar o visto na embaixada ou consulado do país que deseja visitar.

Fotos

Confira Fotos de Como tirar passaporte:

PassaportePassaporte
Como tirar passaporteComo tirar passaporte
Tire seu passaporte Tire seu passaporte

GD Star Rating
loading...
Como tirar passaporte, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


3 comentários em "Como tirar passaporte"

  1. Jucelia Xavier de Freitas 12/11/2009 às 20:07

    Quero tirar meu passaporte

  2. luciane cardoso de moraes 21/10/2009 às 14:01

    gostaria de tirar meu passaporte

  3. marcelo florencio de brito 06/10/2009 às 15:25

    quero tirar o passaporte