Como tirar boas fotos com o celular

links patrocinados

Como tirar boas fotos com o celular

Aos poucos, os celulares vão substituindo de vez as câmeras digitais compactas. Atualmente podemos encontrar smartphones que têm câmeras com excelentes resoluções, o que torna as imagens muito mais nítidas e com qualidade de cor, contraste e outros elementos. Contudo, a maioria dos celulares que estão no mercado atualmente ainda não consegue, de fato, substituir uma câmera digital com a mesma qualidade. Por isso, é comum que as pessoas acabem se frustrando com o resultado das imagens obtidas.

Isso, muitas vezes, acontece porque os usuários não conhecem o equipamento que têm em mãos. Por melhor que seja, um smartphone pode ter dificuldades em fotografar ambientes com pouca iluminação, por exemplo. Assim, as imagens saem pouco visíveis, embaçadas. Isso não significa, de maneira alguma, que não seja possível tirar boas fotos com o celular. Tudo o que precisamos é de alguma atenção aos detalhes. Confira, abaixo, algumas dicas para melhorar suas fotos tiradas com celular.

A qualidade do celular para tirar boas fotos

Como tirar boas fotos com o celular Saiba Como tirar boas fotos com o celular

Antes de qualquer coisa, é sempre preciso ter em mente que os celulares não conseguem fazer milagre. Por isso, para tirar fotos boas com seu celular, você precisará de uma câmera com pelo menos 5 megapixels de resolução. Os celulares mais antigos, que tinham câmeras com 2 MP, ou até um só, dificilmente farão boas fotos, mesmo com uma iluminação adequada.

Como tirar boas fotos com o celular - saiba mais

Cuidados iniciais para tirar boas fotos com o celular

Se você tem um celular com câmera de pelo menos 5 MP, comece limpando muito bem a lente do aparelho. Com o acúmulo de sujeira, a lente prejudicará a fotografia, mesmo que sejam tomados os devidos cuidados posteriores.

Na hora de fotografar, também é muito importante que você não abuse do zoom. Se possível, evite utilizá-lo. Isso porque, no caso de câmeras profissionais, o zoom é obtido a partir do posicionamento das lentes, o que de fato amplia a capacidade visual da câmera. Nos smartphones, há apenas uma emulação de zoom e, invariavelmente, as imagens perderão em resolução.

Por fim, deixe a resolução das imagens no máximo. Obviamente, isso diminuirá a quantidade final de fotos que podem ser tiradas, mas é melhor armazenar posteriormente suas fotos no computador e liberar espaço no smartphone do que tirar várias fotografias com baixa resolução.

Confira Como tirar boas fotos com o celular

Cenários

Outro fator que precisa ser levado em conta é o cenário. O ideal é escolher locais com boa iluminação natural. Contudo, se isso não for possível – em festas, por exemplo -, você pode melhorar um pouco a imagem ficando embaixo de um local iluminado, como um holofote, por exemplo. Novamente, vale a dica de evitar o zoom. Em shows, é comum a utilização do zoom no máximo, para tentar focalizar o palco. O ideal é se aproximar o máximo possível do palco e fotografar normalmente.

Conheça Como tirar boas fotos com o celular

Efeitos

Também é preciso tomar cuidado com os efeitos oferecidos pelos smartphones, pois eles prejudicam a qualidade da fotografia final. Neste caso, o ideal é tirar a foto sem qualquer filtro e, depois, adicioná-los em um software próprio, já no computador.

Pesquisar
Artigos Relacionados