Como tirar a segunda via do RG

links patrocinados

Como tirar a segunda via do RG

A obtenção de seu Registro Geral, também conhecido como RG, é um direito e dever de todos os Brasileiros, assim como a obtenção do CPF e Carteira de Trabalho. São estes documentos que dão direito a todos utilizarem serviços de saúde, educação e saneamento básico e outros direitos essenciais descritos pela Constituição.

Casos em que a segunda via do RG se torna necessária

Ninguém está imune a perder sua carteira de identidade, carteira de trabalho ou até mesmo seu CPF.

Como tirar a segunda via do RG Segun da via do RG

Também não são raros os casos em que os filhos ou sobrinhos acabam cortando, rasurando ou danificando de tantas outras formas estes documentos de identificação. Roubos e furtos também são recorrentes, e, em todos estes casos será necessário que o usuário faça uma segunda via da carteira de identidade. Isto acontece porque é indicado que todos, ao sair de casa, estejam portando algum documento de identificação que será extremamente necessário em casos de acidentes. Se você quiser andar com um xérox autenticado e plastificado irá facilitar seu trabalho em casos de roubo e furto, uma vez que será necessário fazer o Boletim de Ocorrência, mas não haverá necessidade de solicitar uma nova via dos documentos.

Importância do RG

Importância do RG para a identificação

Você já deve estar acostumado a carregar o RG consigo, pelos motivos já apresentados no início do artigo, mas também para processos seletivos como concursos públicos e vestibulares. Para matricular seus filhos na escola e leva-los ao médico, seja pelo Sistema Único de Saúde, Planos de Saúde ou particulares também é necessário apresentar o RG. Para viagens utilizando rodoviárias e aviões também é necessária apresentação de documentação, para abertura de contas em banco ou crediários em lojas populares também o fazem necessários. Portanto você não pode ficar sem seu RG, esteja ele na primeira ou segunda via.

Como obter a 2ª via do RG no Paraná

Como obter a segunda via do RG no Paraná

Cada estado apresenta uma série de documentos a serem apresentados para a obtenção da segunda via do RG, no Paraná você poderá obter seu RG em Postos de Atendimento do Instituto de Identificação do estado, estes que poderão ser consultados pelo nome de sua cidade no site do próprio instituto. Se fará facultativa a apresentação da seguinte documentação para requerer a segunda via do Registro Geral no estado do Paraná: Comprovante da residência atual (opcional), autêntica e fotocópia do CPF e/ou PIS/PASEP (opcional), duas fotografias 3X4 iguais, atuais, pelo menos uma foto deve ser em preto e branco, específica para carteira de identidade e em alguns postos há informatização sendo dispensada a apresentação das fotos.

Documentação obrigatória para 2ª do RG

Qual é a documentação obrigatória para a solicitação da segunda via do RG no Paraná

A documentação obrigatória a ser apresentada no Instituto de Identificação para a solicitação da confecção da segunda via de sua documentação de identidade: Original ou fotocópia com autenticação, clara visualização e sem remendas ou rasuras: do Certificado de Igualdade de Direitos, para pessoas com essa condição (Portugueses), do Certificado de Naturalização, no caso de ser brasileiro naturalizado, da Certidão de Casamento com registro, no caso de ser desquitado(a), separado(a) ou divorciado(a), da Certidão de Casamento, no evento de ser casado(a) ou viúvo(a), da Certidão de Nascimento, no caso de ser solteiro(a) ou viver em união estável. Todos os estados contam com exigências para a obtenção da segunda via da carteira de identidade, portanto verifique no site do Instituto de Identificação de seu estado qual é a documentação necessária e onde se localizam os postos de atendimento.

Pesquisar
Artigos Relacionados