Como tirar a cidadania italiana

links patrocinados

Como tirar a cidadania italiana

Se você possui algum parente que lhe deu o sobrenome italiano está na hora de providenciar uma dupla cidadania para o país europeu. Confira quem pode fazer isso e Como tirar a cidadania italiana.

Quem pode pedir a dupla cidadania

Como tirar a cidadania italiana Confira Como tirar a cidadania italiana

Antes de saber como tirar a cidadania italiana é preciso ter certeza de que você possui o direito a tal naturalização. Se os ascendentes da família vieram da Itália para o Brasil como imigrantes, a geração não pode passar do trisavô ou trisavó do requerente (também conhecido na linguagem popular como tataravô).

Entretanto, caso esse parente italiano tenha se naturalizado brasileiro é preciso que o filho desse indivíduo tenha nascido ainda quando os pais estivessem na Itália. Nesse caso, se o seu bisavô ou bisavó nasceu no Brasil não há como tirar a cidadania italiana. O primeiro passo depois que o requisito acima foi confirmado é ir até o Ministério da Justiça do Brasil e pedir um documento chamado Certidão Negativa de Naturalização.

Como tirar a cidadania italiana - saiba mais

Como tirar a cidadania italiana: reunindo a documentação necessária

Se há a possibilidade de como tirar a cidadania italiana então o primeiro passo a ser seguido é reunir todos os documentos da lista obrigatória. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento do requerente e do parente, certidão de casamento, certidão de óbito e certidão de naturalização brasileira do indivíduo que nasceu na Itália, negativa ou positiva.

Depois, é preciso entrar na fila de espera referente aos Consulados Italianos ou da Embaixada do país, procurando a unidade que for mais próxima. Para como tirar a cidadania italiana é preciso ainda preencher a uma ficha, sendo que toda a família pode pedir a segunda cidadania no mesmo lugar da fila.

Cidadania italiana

Reunindo os documentos para enviar para a Itália

Depois que for chamado pelo Consulado no Brasil e o mesmo fazer a aprovação da documentação (o contrário também pode ocorrer) está na hora de providenciar os documentos que irão para o Consulado na Itália. Uma das dicas como tirar a cidadania italiana é começar a reunir esses papeis o mais rápido o possível.

Nessa parte do processo de como tirar a cidadania italiana, o requerente vai precisar providenciartambém as traduções juramentadas, feitas por profissionais. Depois de enviado à Itália, existe um prazo de 240 dias para que seja dada uma resposta, se aprovado, reprovado ou se precisa de alguma correção ou documentos a mais. Quem conseguir a dupla cidadania já pode começar a pedir o seu passaporte italiano para não precisar mais de visto nas viagens para o país.

Confira Como tirar a cidadania italiana

Como tirar a cidadania italiana: localidades da embaixada e consulado

A única Embaixada Italiana presente no Brasil está localizada na cidade de Brasília, mas os Consulados podem ser encontrados também nos municípios de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e outro em Brasília (DF). No processo de como tirar a cidadania italiana é preciso ver a região de jurisdição de cada unidade e onde o procedimento deve ser realizado.

Pesquisar
Artigos Relacionados