Como testar a memória RAM

links patrocinados

Como testar a memória RAM

A Random Access Memory, conhecida popularmente como memória RAM, é um dos componentes de hardware mais importantes dos computadores. A memória RAM é o dispositivo responsável por armazenar os programas operacionais básicos. Com o desenvolvimento e aprimoramento dos aparelhos, a memória RAM foi se tornando mais potente, de modo a acompanhar e aumentar o desempenho dos computadores.

Importância da memória RAM no computador

O primeiro sistema de memória RAM foi o de núcleo magnético, que começou a ser desenvolvido em 1955.

Como testar a memória RAM Saiba Como testar a memória RAM

Vinte anos depois, passou a ser utilizado o sistema de circuito integrado. Um valor baixo de memória RAM prejudica de maneira considerável o desempenho de um computador. Isso porque, quando a memória RAM não é suficiente para executar as tarefas básicas, o processador recorre à chamada memória virtual, que é muito mais lenta.

A memória RAM é volátil, o que significa que, assim que o computador é desligado, os dados nela presentes se perdem. Ao religar o computador, todo o carregamento é refeito, com a transferência de aplicativos e sistema operacional do disco rígido para a memória RAM. Por esta razão, quando há algum problema na memória RAM, o computador geralmente não inicia.

Memória Ram

Como identificar um problema na memória RAM

Geralmente, quando há algum problema na memória RAM, a própria BIOS do computador identifica a situação. Isso é feito através dos bips, pequenos apitos que o computador dá antes de se iniciar. O padrão de bips varia de acordo com o fabricante da placa-mãe. Geralmente, os problemas na memória RAM são identificados por três bips longos, que significam um problema nos primeiros 64KB da memória, uma falha grave.

Na maioria das vezes, os computadores possuem mais de um pente de memória RAM. Por isso, pode acontecer de um dos pentes falhar, mas o computador continuar operando normalmente, embora com um desempenho inferior. Neste caso, é possível utilizar softwares para verificar a situação das memórias RAM.

Teste a memória Ram

Testando a memória RAM

Se você desconfia de algum problema na memória RAM, mas seu computador está funcionando normalmente, recomendamos o software MemTest, que tem apenas 13 KB e é completamente gratuito. O interessante do MemTest é que ele verifica 100% do desempenho de sua memória RAM, para encontrar qualquer erro.
Para fazer um bom teste, é recomendável deixar o software trabalhando durante toda a noite. Caso um problema seja identificado, substitua a memória RAM o quanto antes. Os pentes danificados podem causar danos muito maiores ao computador caso não sejam rapidamente substituídos.

Confira Como testar a memória RAM

Mau contato

Muitas vezes, o problema da memória RAM é apenas mau contato. Para verificar isso, recomendamos que, assim que um problema for detectado, você abra sua CPU e tente recolocar as memórias, certificando-se de que foram bem encaixadas. Se você não tem conhecimentos para fazer isso, recorra a um técnico ou a alguém conhecido. Caso você queira tentar por sua conta e risco, jamais deixe seu computador na tomada enquanto estiver mexendo em seu interior. A memória RAM é facilmente identificável no interior da máquina.

Pesquisar
Artigos Relacionados