Como superar o medo de dirigir
Como superar o medo de dirigir
Nos dias de hoje, o medo de dirigir é um dos problemas mais comuns entre as pessoas. Com o trânsito cada vez mais caótico, é comum que muitos motoristas habilitados deixem o carro de lado. Você provavelmente conhece alguém que está vivendo este tipo de situação, especialmente nas grandes cidades. Os sintomas são quase sempre os mesmos: fraqueza nas pernas, tremedeira e suor excessivo nas mãos. Ou seja, sintomas comuns a qualquer outra situação de medo e estresse extremos.
Causas do medo de dirigir
O medo de dirigir pode ter qualquer origem, mas tem como principais causas a insegurança ou algum trauma.
No primeiro caso, a independência de se guiar um veículo, aliada ao medo de errar, faz com que as pessoas evitem o volante. No caso de traumas, eles geralmente se original de algum acidente que a pessoa viveu ou presenciou. O medo de dirigir, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, também atingem os homens, embora eles sejam minoria nas estatísticas.
Os psicólogos também identificaram que a relação de dependência entre casais é um dos grandes motivos para a origem do medo de dirigir. Há, por exemplo, casais em que apenas um dos membros dirige, e está sempre disponível para o outro, levando e buscando aos mais diversos lugares. Nestes casos, o cônjuge que não dirige tem medo de que a independência faça com que o casal se distancie. Isso pode parecer estranho ou até mesmo um pouco bobo para quem não passa por esse tipo de problema. Contudo, para quem está vivendo este tipo de situação, este é um problema sério.
O medo que vira doença
Atualmente, sabemos que um pouco de estresse é até saudável. Nossos ancestrais viviam em constante estado de alerta, seja para caçar ou enfrentar inimigos. O estresse em níveis moderados aguça os sentidos, deixando a pessoa mais atenta. Portanto, se há apenas uma pequena apreensão ao se dirigir, isso não precisa necessariamente ser um problema. A situação começa a se complicar quando o medo se torna paralisante, fazendo com que a pessoa perca sua capacidade de reação. Neste caso, pode ser necessário buscar ajuda profissional.
Superando o medo de dirigir
Em alguns casos, o medo de dirigir pode ser superado por conta própria, com alguma dose de autoconfiança. Quando acredita em si mesmo, o condutor acaba ficando mais seguro. Neste caso, é interessante que a pessoa que tem medo de dirigir seja acompanhada por algum amigo ou parente como carona. Este passageiro não deve dar palpites em relação à forma como a pessoa está conduzindo, a não ser que perceba alguma falha grave. A presença de alguém pode, por si só, tornar o motorista mais confiante. Muitas vezes, as crises de ansiedade acontecem porque a pessoa se sente sozinha, sem ter a quem recorrer caso algo de ruim aconteça.
Auxílio profissional
Caso a situação seja um pouco mais grave, talvez seja preciso buscar ajuda profissional. Neste caso, tanto psicólogos como instrutores particulares podem auxiliar a pessoa a superar seu medo de dirigir.