Como ser ético nas redes sociais

links patrocinados

Como ser ético nas redes sociais

Ao contrário do que realmente acontece, a Internet parece uma terra sem lei, onde as pessoas não são punidas e tudo é liberado, mas esta visão já está mudando. Além de respeitar o novo marco civil que regula atos na rede, confira agora algumas dicas de como ser ético nas redes sociais.

Não faça nada que não faria pessoalmente

Como ser ético nas redes sociais Confira como ser ético nas redes sociais

Uma das primeiras recomendações de como ser ético nas redes sociais é sempre pensar duas vezes antes de postar qualquer coisa, seja em qualquer plataforma. Se coloque no lugar das outras pessoas e também não faça nada por ali que não faria pessoalmente, por exemplo, pronunciar xingamentos contra alguém ou fazer ameaças.

Além de ser atitudes anti-éticas, são também ilegais, servindo como provas em denúncias e boletins de ocorrência, por exemplo. Sendo essencial em como ser ético nas redes sociais, a recomendação é também não difamar nenhuma pessoa ou mesmo escrever tudo o que pensa, mesmo em perfis ou páginas que não recebam seu nome. Sempre há como rastrear o seu computador.

Confira como ser ético nas redes sociais

Como ser ético nas redes sociais: não imponha sua religião

Seja no Twitter, Facebook, Google+, Tumblr ou qualquer outro site de relacionamento entre as pessoas, ninguém gosta de ver a sua religião ofendida por uma postagem alheia. Uma das dicas de como ser ético nas redes sociais é nunca tentar provar que sua religião, crença ou fé é a verdadeira e não a da outra pessoa. Cada um possui seus credos e eles precisam ser respeitados.

Demonstrar seu apego a uma religião não possui problema, por isso, também não seja aquela pessoa que sempre comenta coisas negativas sobre as crenças de outra pessoa. Na lista que traz as recomendações de como ser ético nas redes sociais, evite também discussões desnecessárias sobre o assunto, que não levam a nenhum lugar, já que é uma questão muito subjetiva.

Redes sociais

Cuidado com quem administra seu perfil: respondendo por outra pessoa

Existem pessoas como celebridades, políticos e outros tipos de personalidades que acabam contratando alguns profissionais para lidar com um perfil em seu nome, mas isso deve ser avaliado com muito cuidado. Não há problema em manter um assessor respondendo por você, desde que os fãs e outras pessoas saibam disso, sendo uma dica de como ser ético nas redes sociais.

Também deixe bem claro a esse profissional quais são suas intenções tendo uma conta no site, sempre prezando por uma pessoa de confiança ou com recomendações expressas para delegar essa tarefa. Mesmo que você saiba como ser ético nas redes sociais, outros podem não ter esse pensamento. Deixe as regras claras.

Como ser ético nas redes sociais - saiba mais

Como ser ético nas redes sociais: fotos e desabafos

Alguns sites viraram verdadeiros diários virtuais, onde as pessoas escrevem tudo o que acontece no dia a dia: o que comem, onde vão, com quem estão e até o que compraram. Outra das recomendações de como ser ético nas redes sociais é evitar que isso ocorra, já que causa uma exposição grande, além de poder incomodar outros usuários. Fotos constrangedoras também precisam ser evitadas, principalmente se for de um amigo seu, isso pode prejudicá-lo.

Pesquisar
Artigos Relacionados