Como se Tornar um Enólogo – Dicas e cursos

links patrocinados

Como se Tornar um Enólogo - Dicas e cursos

Como se Tornar um Enólogo – Dicas e cursos

Como se tornar um enólogo dicas e cursos

Está na moda e hoje em dia muita gente quer virar enólogo. Mas, afinal, o que é esta profissão e o que é preciso para se tornar um? Neste texto, você verá como se tornar um enólogo, obter dicas e saber de cursos.

O que é Enologia

Enologia é a ciência que estuda os vinhos e tudo que está ligado a ele, como sua produção, plantio, conservação da bebida, escolha do solo, engarrafamento até a venda. Por isso, não basta entender um pouco de vinho para ser um enólogo. Quem gosta muito de vinho e conhece os seus tipos e diferenças é um enófilo.

O que faz um enólogo

O enólogo é um profissional responsável por diferentes etapas de uma fabricação de vinho. Ele coordena, supervisiona e executa tarefas que estejam relacionadas com a produção desta bebida a fim de ter um produto de qualidade, de acordo com as especificações do mercado e da indústria onde trabalha.

O trabalho de um enólogo começa muito antes da bebida chegar à taça. Ele inicia analisando as vinhas, o solo e o clima. Todas as variáveis determinantes que darão àquelas castas, as características únicas de cada vinho. Ele se preocupa com o tratamento que as videiras recebem, como é feito o transporte das uvas até o lugar, estuda quais as melhores castas. Ele cuida da forma a bebida será conservada e observa de perto cada etapa do processo.

A degustação dos vinhos é outra atividade importante no dia a dia de um enólogo. O profissional deve experimentar o vinho durante o processo de elaboração até a etapa final, antes da venda. Durante a produção ele poderá avaliar as características físico-químicas da bebida a fim de avaliar o andamento e saber quais medidas deve tomar para se alcançar o objetivo. Antes da venda, ele experimenta para garantir que o resultado foi atingido, e que a fábrica está oferecendo um produto à altura das expectativas.

Como se tornar um enólogo

Enologia é um curso superior, e as principais faculdades de enologia do mundo ficam na França e na Itália. Em Portugal há também uma famosa faculdade, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Na Argentina, a melhor faculdade fica em Mendoza. Já no Brasil, encontram-se cinco faculdades. Quatro delas oferecem curso técnico de enologia, e somente uma oferece bacharelado. São elas:

* Universidade Federal do Pampa (Campus de Dom Pedrito) – Bacharelado;
* Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) (Na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Petrolina, no estado de Pernambuco e em São Roque, em São Paulo). – Curso tecnológico;
* Universidade Federal de Pelotas – Curso técnico.

A profissão de enólogo é regulamentada pela lei número 11.476 de maio de 2007.

Dicas para quem quer se tornar um enólogo

Para quem deseja se tornar um enólogo, a primeira dica é buscar uma universidade. No Brasil há poucas delas, mas todas são muito boas.

A segunda dica é se dedicar muito à teoria, pois ela será a principal ferramenta de um enólogo quando deixar a faculdade e se jogar no mercado de trabalho. Quanto mais você se tiver estudado, melhor será o resultado do seu trabalho. A enologia é uma ciência rica em detalhes.

A terceira dica é trabalhar muito. O mercado nacional ainda tem carência deste tipo de profissional, mas as vagas também não são muitas. Para se diferenciar é preciso estar sempre antenado com as novidades, tipos de uvas, alterações no clima e em todas as variáveis que fazem do vinho, essa bebida inigualável.

Pesquisar
Artigos Relacionados