Como se tornar um astronauta

links patrocinados

Como se tornar um astronauta

Muitas vezes as crianças gostam de inventar brincadeiras entre si e podem até fingir que vão à lua ou que visitam outros planetas. Mas e quando isso se torna mais do que um sonho e passa a ser um objetivo, como concretizá-lo? Confira o processo que uma pessoa que quer saber como se tornar um astronauta deve seguir para chegar à profissão.

Requisitos para se tornar um astronauta

O mais famoso astronauta brasileiro é Marcos Pontes, único de nosso país e ainda o único da América Latina a viajar para o espaço no ano de 2006. Ele nasceu na cidade interiorana de Bauru, no estado de São Paulo, e enfrentou um longo processo antes de ser escolhido para ser um dos integrantes a compor a Missão Centenários. As dicas de como se tornar um astronauta, começam com a própria jornada do bauruense.

Como se tornar um astronauta Conheça Como se tornar um astronauta

Mas primeiro vamos ver os requisitos exigidos pelos programas espaciais para seguir na carreira. Primeiramente, é preciso ter o inglês na ponta da língua, já que muitas das missões são dadas pela NASA, uma agência que pertence ao governo dos Estados Unidos. Entre as recomendações de como se tornar um astronauta, saber outros idiomas também pode ser uma vantagem, principalmente na comunicação com profissionais do ramo de outras nacionalidades.

Conheça Como se tornar um astronauta

Como se tornar um astronauta: qual curso universitário seguir?

O primeiro passo a dar por quem quer saber como se tornar um astronauta é ter um diploma de nível superior que possa destacar o indivíduo perante outros concorrentes. As graduações mais indicadas são aquelas que têm a ver com as ciências exatas, como as engenharias, ou também as ciências biológicas.

A UnB (Universidade de Brasília), o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e UGABC (Universidade Federal do ABC) então entre as poucas instituições de ensino superior no país que oferecem os cursos de Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Aeroespacial, para quem quer trabalhar logo com aeronaves. Entre as dicas de como se tornar um astronauta, é mais um passo dado nessa direção.

Confira Como se tornar um astronauta

A jornada de Marcos Pontes e as Forças Armadas

O brasileiro Marcos Pontes estudou Engenharia no ITA de São Paulo, mas também se dedicou à carreira militar antes de voar para o espaço. A sua jornada em como se tornar um astronauta começou com a sua entrada e formação na AFA – Academia da Força Aérea, fazendo mais de 2 mil horas de voo em experiência com diversos tipos de modelos de aviões.

Logo após ele também se especializou em sua área de engenharia em uma universidade californiana, ao oeste dos Estados Unidos, ganhando ainda mais destaque em sua carreira. Como o Brasil tem ligações políticas e econômicas com o país americano, Pontes teve a chance de se candidatar e passar na seleção da NASA. Assim, ingressar nas Forças Armadas é também uma das recomendações em como se tornar um astronauta.

Como se tornar um astronauta - saiba mais

Como se tornar um astronauta: treinamento da NASA

Vale lembrar a todos que querem saber como se tornar um astronauta que os brasileiros possuem pouca participação nesse tipo de programa espacial. É preciso, além de todos os requisitos pedidos acima, gostar de aventuras e de desafios, seja homem ou mulher. Depois de cumprir os requisitos de formação, seja um candidato ao treinamento da NASA e ainda espere ser selecionado.

Pesquisar
Artigos Relacionados