Como se tornar roteirista

links patrocinados

Como se tornar roteirista

O Brasil possui roteirista muito conhecidos, mas o mercado de criação está carente de profissionais de qualidade e consigam se adaptar a diversos horários, públicos-alvo e outras exigências. Confira mais informações sobre Como se tornar roteirista e entrar nessa profissão que demanda vários aspectos profissionais e também individuais.

Produtos que exigem o profissional de roteirista

Como se tornar roteirista Confira Como se tornar roteirista

Quem possui uma boa imaginação par criar ou até mesmo adaptar histórias pode encontrar um diferente caminho profissional no ato de como se tornar roteirista. São estes profissionais os responsáveis pela elaboração de roteiros de filmes, novelas, seriados, mini-séries, teatros e até mesmo de outros produtos que possuem uma narrativa seriada, como o videogame e alguns comerciais com história.

Conheça Como se tornar roteirista

Como se tornar roteirista: características que o profissional deve ter

Quem quer saber como se tornar roteirista precisa ter em mente que o profissional precisa ter algumas características pessoais para que consiga se manter no cargo. Algumas das qualidades que o roteirista precisa ter é o senso crítico e artístico para se adaptar a todas as demandas de histórias e público, de crianças à adultos.

Saber escrever a realidade como a ficção é essencial para aqueles que querem saber como se tornar roteirista. Cada vez, a televisão está rejuvenescendo a sua programação, necessitando bastante de pessoas jovens que consigam se adaptar ao seu novo público. Assim, como já dito, a adaptação de cenário é importante e o espaço é cada vez maior para quem está começando na profissão. O mesmo acontece com os videogames e com o cinema nacional.

Roteirista

A necessidade da graduação na profissão

A primeira dica de como se tornar roteirista é praticar, já que que o profissional é nada mais do que um escritor que precisa se adaptar à sociedade e o que ela gostaria de assistir e de acompanhar. Sendo assim, escrever é sempre o caminho indicado, começando por histórias simples, histórias mais completas e chegando até aos filmes ou o produto desejado de trabalhar.

Entretanto, como muitos podem pensar, não é necessário ter um diploma de graduação para conseguir como se tornar roteirista. Entretanto, há muitos profissionais formados em comunicação social, como na habilitação de jornalismo, letras ou até mesmo o ensino superior em artes cênicas, que são cursos que podem oferecer conhecimentos que ajudam no decorrer da profissão.

Como se tornar roteirista - saiba mais

Como se tornar roteirista: leia autores importantes

Além de saber escrever, como se tornar roteirista exige que os interessados possuam também conhecimentos técnicos sobre o assunto, este que pode ser conseguido a partir de livros. Uma das dicas de leituras para quem quer seguir nessa profissão é a obra “Manual do Roteiro: Os Fundamentos do Texto Cinematográfico”, escrito pelo roteirista americano Syd Field na década de 80, mas que ainda é bastante atual.

O escritor possui ainda outros livros essenciais sobre o tema, como “Como Resolver Problemas de Roteiro” e “Roteiro – Os Fundamentos do Roteirismo”. Mais informações sobre como se tornar roteirista também podem ser encontradas com a ARTV (Associação Brasileira de Roteiristas Profissionais de TV, Cinema e Outros meios em comum).

Pesquisar
Artigos Relacionados