Como se formam os tornados

links patrocinados

Sempre ouvimos falar na ocorrência desse fenômeno natural nos Estados Unidos, sendo que eles já causaram grande destruição aqui pertinho de nós, no Brasil. Veja uma explicação fácil sobre como se formam os tornados e saiba se a região em que você mora é propícia a receber um.

Como se formam os tornados

Formação dos tornados

Quais as condições para a formação de um tornado?

Um tornado é caracterizado por aquela formação em forma cilíndrica que sempre aparece destruindo tudo pela frente, girando sem parar. A explicação formal para este fenômeno natural é a de um redemoinho atmosférico que se forma em espiral ou em formato de “funil” e que possui uma média de tamanho que chega aos 100 metros. Muitas pessoas não fazem nem ideia de como se formam os tornados, mas eles se formam a partir de um centro de baixa pressão.

Geralmente, o seu funil se forma em locais que estão prestes a receber frentes frias, mas que o ar ainda está quente e instável. Isso tudo acaba causando uma grande tempestade, dessas de dar até arrepios quando vemos nas telas da televisão e do cinema, o que impulsiona os ventos e a formação desse tipo de redemoinho. É dessa forma de como se formam os tornados.

Como se formam os tornados

tornados

Na explicação sobre como se formam os tornados, o passo a passo é mais ou menos dessa forma: a massa de ar frio acaba se encontrando com a massa de ar quente, mas elas não se misturam. Elas ficam próximas do chão e impedem que as nuvens sejam formadas naquela região, até que o ar quente rompe a parte do ar frio. O ar quente, menos denso, começa a subir e se expandir, chegando a ter mais de 200 km/h.

Dessa forma, o ar começa a rodar em espiral, fazendo com o ar quente libere a sua umidade, que vira a famosa chuva que se forma, mesmo sem a presença de nuvens. Em relação a como se formam os tornados, eles costumam ter uma menor duração do que outros tipos de fenômenos.

Qual a diferença entre tornado, ciclone e furacão

Tipos de tornados

O furacão e o tornado podem ser chamados também de ciclones, sendo que o que possui a diferencia é a intensidade com que ele ocorre. Os furacões são muito mais devastadores e costumam durar mais em relação a como se formam os tornados. Vale lembrar que furacão é a união de vários tipos de tempestades e pode durar por horas ou até mesmo dias até se dissipar.

Entre os locais que mais recebem esse tipo de ciclone mais fortes está os Estados Unidos e a América Central justamente por causa da posição geográfica em que estão: a temperatura do mar é adequada para se formam os tornados.

Como se formam os tornados: no Brasil

Tornados pelo mundo

Como as águas do oceano Atlântico possuem temperaturas diferenciadas para como se formam os tornados, eles acabam sendo mais raros no país. Além disso, os que acabam se formando por aqui são de rápida duração e não causam tanta destruição.

Pesquisar
Artigos Relacionados