Como se alistar no exército

links patrocinados

Como se alistar no exército

Confira o passo a passo de Como se alistar no exército.

Sobre o alistamento

As pessoas que querem saber Como se alistar no exército precisam ter em mente que as Forças Armadas do país são separadas em três categorias: Marinha, Aeronáutica e Exército, todas com a função de servir e proteger o país. No Brasil, fazer o alistamento consiste em deixar o nome no Serviço Militar para que cada um possa ser convocado ou ainda reservado, caso o país precise de membros em sua defesa.

Como se alistar no exército Saiba Como se alistar no exército

Precisam se apresentar de forma obrigatória pessoas do sexo masculino que possuam 18 anos de idade ou que completem a maior idade até a data final do alistamento. O primeiro passo de Como se alistar no exército corretamente é primeiro fazer o cadastro na JSM – Junta de Serviço Militar mais próxima da residência da pessoa.

Conheça Como se alistar no exército

Como se alistar no exército: prazo e documentos obrigatórios

Em 2014, a data final de alistamento é o dia 30 de junho, ou seja, todos os garotos que completarem 18 anos até esse dia devem saber Como se alistar no exército. Esse alistamento é feito para convocação no ano posterior, em 2015, de acordo com as necessidades de cada base. Para completar o registro e não perder o prazo é preciso levar consigo o RG ou certidão de nascimento, um comprovante de residência e uma foto 3×4 que tenha sido tirada recentemente.

Aqueles que já possuam filhos precisam levar, no momento de Como se alistar no exército, a certidão de nascimento do(s) mesmo(s). Os indivíduos que forem alegar ser portadores de deficiência precisam também levar um atestado médico para que o laudo seja aceito. Aqueles que não cumprirem os prazos por causa de algum obstáculo precisam se justificar o mais rápido o possível e esperar para o alistamento do ano de 2015.

Alistamento no exército

O que acontece com quem não se alista no exército brasileiro

De todos aqueles que se alistam de forma correta no exército, apenas 4,6% são convocados, de acordo com a relação de pessoas do ano de 2013. Os passos de Como se alistar no exército são essenciais para que a pessoa não sofra com as consequências previstas em lei, já que os nomes irregulares são impossibilitados de tirar documentos, como o passaporte, por exemplo.

Estas pessoas também terão dificuldades ainda para assumir uma vaga como servidor público e ainda estarão sujeitos ao pagamento de uma multa estipulada pelo Ministério da Defesa. Como se alistar no exército é importante e essencial para que as pessoas cumpram seu dever como cidadãos da pátria, de acordo com a Constituição do Brasil.

Como se alistar no exército - saiba mais

Como se alistar no exército: o caso das mulheres

Vale lembrar que as dicas de Como se alistar no exército não servem para as mulheres, que possuem um procedimento diferente do obrigatório para os homens. As mulheres também podem servir como voluntárias nas Forças Armadas, tanto n Marinha, quanto Aeronáutica ou Exército, mas estão a mercê das vagas oferecidas em cada local. Todas ainda podem subir de cargo, exatamente como ocorre com os homens.

Pesquisar
Artigos Relacionados