Como saber se o cartão de crédito foi clonado

links patrocinados

Como saber se o cartão de crédito foi clonado

Hoje em dia, quase todo mundo possui pelo menos um cartão de crédito. Este é um sistema extremamente interessante, pois permite, por exemplo, que possamos fazer compras necessárias que, de outra maneira, estariam fora de nosso orçamento. Desde que usados com responsabilidade, os cartões de crédito podem ser aliados nas mais diversas horas. Contudo, como a maioria das tecnologias disponíveis, os cartões de crédito oferecem alguns riscos, principalmente após a popularização das compras pela internet, nas quais sequer é necessário digitar a senha do cartão. Por isso, é preciso estar sempre atento a qualquer movimentação estranha. Se você tem um cartão de crédito e está desconfiado que algo errado está acontecendo, confira abaixo como é possível saber se você teve o seu cartão de crédito clonado.

Descobrindo se o cartão de crédito foi clonado

Como saber se o cartão de crédito foi clonado Confira Como saber se o cartão de crédito foi clonado

Única maneira eficiente de saber se o seu cartão de crédito foi clonado é prestando atenção na fatura do cartão. Muitas pessoas simplesmente deixam suas faturas no débito automático e se esquecem de conferir os gastos. Outras, por sua vez, acabam gastando de maneira indiscriminada e acabam tendo a impressão de que o cartão de crédito foi clonado, quando, na verdade, a culpa é dela própria, por não ter prestado atenção nos excessos.

Para ter um bom controle de seus gastos, é preciso anotar tudo o que foi adquirido com o cartão de crédito, principalmente porque o nome do estabelecimento, na fatura, pode não ser o mesmo pelo qual a empresa é conhecida, o que gera muita confusão entre aqueles que não controlam seus gastos.

Saiba Como saber se o cartão de crédito foi clonado

Meu cartão foi clonado, o que devo fazer?

Se, após tomar o cuidado de conferir todos os seus gastos, você tiver a certeza de que há compras que você não fez, provavelmente seu cartão foi clonado. Neste caso, a primeira coisa a ser feita é ligar para sua operadora de cartão para realizar o bloqueio. Desta forma, quem clonou seu cartão não poderá mais fazer compras com ele. Em seguida, confira exatamente o que foi comprado por outra pessoa. Não é raro que o cartão não tenha sido de fato clonado, mas esteja sendo utilizado por alguma pessoa próxima sem a sua autorização.

Saiba Como saber se o cartão de crédito foi clonado

Cuidados

Ninguém está 100% livre da possibilidade de ter seu cartão clonado. Mesmo que siga todos os procedimentos de segurança, é possível que uma falha de terceiros possa ocasionar a clonagem. Contudo, tomando alguns cuidados, é possível reduzir consideravelmente o risco de ter seu cartão de crédito clonado.

No “mundo real”, esteja sempre atento à confiabilidade dos caixas eletrônicos. Muitos ladrões de cartões costumam utilizar leitores falsos nos caixas eletrônicos, que roubam os dados dos usuários. Por isso, utilize sempre caixas eletrônicos conhecidos, de preferência aqueles que estão no interior de agências bancárias.

Como saber se o cartão de crédito foi clonado - saiba mais

Cuidados no mundo virtual

Na internet, por sua vez, tenha muito cuidado quando fizer compras online. Antes de qualquer coisa, busque referências sobre a empresa em páginas como Reclame Aqui, pois alguns golpistas criam lojas virtuais falsas apenas para roubar números de cartões de crédito.

Pesquisar
Artigos Relacionados