Como restaurar móveis

links patrocinados

Como restaurar móveis

Como restaurar móveis

Conhecidos por sua resistência e beleza genuína, muitas vez as estão conservadas mas já não mantem a mesma aparência. Mas o que fazer para reaproveita-las? A prática da restauração de móveis se tornou bastante comum, existem profissionais que ganham a vida se dedicando a esse serviço, que custa caro e não é muito fácil de ser encontrado. Por isso vamos mostrar como você utilizando simples técnicas pode renovar um móvel de madeira. Mas antes de tudo é importante verificar se a restauração completa é necessária, pois o valor da antiguidade pode se perder com a restauração.

Primeira coisa a fazer é identificar qual é o tipo de acabamento usado no imóvel. Quando não se sabe qual o acabamento usado, a técnica de restauração pode ou estragar a peça original ou até mesmo não funcionar. Depois veja como vai fazer a limpeza, essa também é uma etapa muito importante. Para isso descubra qual o acabamento usado no seu móvel. Os três tipos de acabamentos mais usados são verniz, laca ou goma-laca, são acabamentos com pigmentos e podem ser facilmente identificados como esmalte ou tinta. Os demais acabamentos são à base de cera, óleo e selantes ‘de penetração’, uma das características mais marcantes é a ausência de brilho. Nesse caso é preciso apenas reaplicar o produto.

Como identificar o acabamento

Para identificar qual acabamento foi utilizado na peça, aplique álcool desnaturado, se a tinta dissolver o acabamento é goma laca, se não soltar por completo existe também a presença de laca, nesse caso aplique junto com o álcool desnaturado o ‘solvente de laca’. Para identificar a laca e o verniz, você deve esfregar solvente na superfície do móvel. Escolha de preferência áreas mais escondidas, apenas para teste, se ficarem duras e novamente macias, é laca, mas se a superfície enrugar é verniz. Depois de identificados quais os acabamentos você pode retoca-los.

restaurando móveis antigos

Limpeza do móvel

Primeira etapa da restauração é a limpeza. Como se tratam de peças antigas, naturalmente podem ter adquirido camadas de pó ou cera. Lembre-se esse passo é de extrema importância, pois se não fizer uma boa limpeza não chegará ao resultado esperado da restauração.

Para fazer a limpeza corretamente, verifique qual a limpeza adequada para cada tipo de material, de acordo com as informações do fabricante. Pode começar aplicando o produto permitido sempre com um ‘pano’ macio. Pode deixar que o produto haja por até 2 horas. Depois retire o produto com um pano limpo. Se for necessário pode repetir o processo até chegar ao resultado.

restauração de móveis

Enxágue o móvel, cuidado para não molhar a ponto de que a madeira absorva a água. Em seguida você pode aplicar o lustra-móveis. Quando o acabamento parecer ‘esbranquiçado’, passar uma lã de aço e lustra-la seguindo o designer da madeira pode resolver. Pronto agora você pode usar qualquer uma das técnicas citadas, de acordo com o material de origem do seu móvel, mas o principal cuidado esta em secar a peça, coloque de preferência ao sol. Quando o acabamento aparentar fino demais ou muito grosso, você pode aplicar verniz spray, atenção não cubra o vime por completo ou toda a palha. E lembre-se espere alguns dias para usar o móvel novamente.

móveis restaurados Restaurando seus móveis

Como restaurar móveis

Confira um vídeo sobre restauração de móveis antigos:

Pesquisar
Artigos Relacionados