Como remover manchas de molho de tomate

links patrocinados

Como remover manchas de molho de tomate

O tomate é um fruto excelente para a culinária, amplamente utilizado em molhos, saladas e sucos. Seu grande problema, como sabemos, são as possíveis manchas, muito difíceis de tirar e que, com o tempo, vão ficando alaranjadas, mas dificilmente somem por completo. Se você, por acidente, derrubou molho de tomate em algum lugar, seja em roupas ou móveis, confira abaixo nossas dicas para remover manchas de molho de tomate.

Como remover manchas de molho de tomate das roupas

Como remover manchas de molho de tomate Saiba Como remover manchas de molho de tomate

Importante ressaltar, antes de qualquer coisa, que a retirada da mancha de molho de tomate tem muito a ver com o material da roupa. No caso de camurça e couro, por exemplo, a primeira coisa a se fazer é enxugar o molho para retirar o excesso. Depois, faça uma mistura de sabão e água morna, agitando para deixar com bastante espuma. Com uma esponja, utilize apenas a espuma, não o líquido. Depois, enxugue com um pano seco. Se a mancha não sair por completo, repita o procedimento com um removedor próprio (a receita pode ser encontrada abaixo).

As manchas mais comuns, em tecidos de linho e algodão, são um pouco mais trabalhosas. Antes, é preciso se certificar de que a cor da roupa é duradoura. Neste caso, estique a roupa em cima de uma tigela e prenda-a com um elástico. Então, utilize água, derramando-a de uma altura de meio metro. Se a mancha não sair, deixe a peça de molho em uma mistura de água quente e detergente por cerca de quinze minutos. Após o enxágue, esfregue a mancha com álcool isopropílico, lavando novamente em seguida.

Como remover manchas de molho de tomate - saiba mais

Como remover manchas de molho de tomate de outras superfícies

Cada superfície tem suas próprias peculiaridades na hora de remover as manchas. No caso de granito e ladrilhos, por exemplo, não é recomendável utilizar sabão. O ideal é uma mistura de água com detergente ou carbonato de cálcio, esfregando com um tecido macio. Os pisos vinílicos, por sua vez, podem ser limpos com uma solução de meio litro de água com uma colher de ácido oxálico, tomando muito cuidado com o produto, que é tóxico.

Confira Como remover manchas de molho de tomate

Mármore e madeira

Nas superfícies de mármore, o melhor a se fazer é utilizar uma mistura de sabão em pó, água e água sanitária, fazendo uma espécie de pasta, que deve ser aplicada e abafada com um pano, para reduzir a evaporação. No caso da madeira, é válida a dica para couro e camurça, com a utilização apenas da espuma.

Conheça Como remover manchas de molho de tomate

Receita de removedor

Para fazer um removedor seco, utilize uma parte de óleo de coco e oito de solvente para limpeza a seco, que pode ser encontrado em lojas especializadas. É preciso guardar a mistura em um recipiente bem tampado, para que não evapore. É preciso tomar cuidado, pois estes produtos são inflamáveis e tóxicos.

Um removedor líquido pode ser feito com uma parte de detergente de louças, uma parte de glicerina e oito partes de água. Antes de utilizar a mistura, é preciso agitá-la.

Pesquisar
Artigos Relacionados