Como Reduzir o Consumo de Doces
Como Reduzir o Consumo de Doces
Que os doces são alimentos super calóricos todo mundo sabe, mas ninguém abre mão de comer um, não é mesmo? O açúcar é um carboidrato refinado, que está ligado diretamente à algumas doenças, como diabetes, hipoglicemia, arteriosclerose, aumento do ácido úrico sérico, obesidade e ainda na diminuição de imunidade, o que aumenta as chances de infecções, osteoporose e de câncer.
Esta `compulsão` por doces acontece mais com mulheres do que com homens. Os cientistas ainda não sabem os fatores que causam essa compulsão. Uma hipótese é que a diminuição da glicemia no sangue, estimula a fome, o que pode explicar o desejo incontrolável por doces, que são uma fonte de energia rápida e pronta. Vale ressaltar, que isto pode virar sim, um vício.
Outra hipótese está diretamente ligada aos níveis de serotonina. A ingestão de carboidratos ajuda na melhora de humor e muitas vezes, funciona como uma automedicação. Que mulher nunca comeu um chocolate para melhorar o mau humor causado pela indesejável TPM?
Compulsão por doces
Ainda não existe um método eficaz capaz de diminuir o desejo por doces. O consumo e o desejo variam de pessoa para pessoa. Para algumas, reduzir a ingestão de carboidratos pode ajudar neste controle. Já para outras, recomenda-se ingerir carboidratos com baixo índice glicêmico.
Reduzir drasticamente o consumo de doces, pode tanto ajudar quanto causar uma série de processos bioquímicos, além de acentuar a vontade de consumir doces.
Como diminuir o consumo de doces</h2?
Se você quer diminuir o consumo de doces, vamos dar algumas dicas úteis para você.
Procure sempre fazer refeições de 3 em 3 horas. Não pule nenhuma das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Nas refeições intermediárias, procure ingerir alimentos leves. Este procedimento, ajuda no controle da fome e também no controle dos níveis glicêmicos.
Procure um nutricionista e veja a porção certa de carboidratos e de proteínas que devem ser consumidos em cada refeição.
Tente reduzir o consumo de álcool e de cafeína. Estipular uma frequência ou uma quantidade para o consumo de doces também é uma boa opção e evite consumi-los de barriga vazia.
Procure substituir o açúcar. Melado, Concentrados de frutas, Mel Orgânico, Tâmaras e Uvas passas são uma boa dica. Mas atenção, não utilize em grandes quantidades.
Confira mais
Fique atento, se você tem a sua necessidade de consumo por doces ligada diretamente com algum problema psicológico ou emocional, não elimine por completo este consumo sem ter um suporte emocional, social e principalmente nutricional adequado.
Pratique exercícios físicos. Eles podem ajuda-lo a diminuir o consumo exagerado de doces, além de dar a você outros benefícios.
Mais dicas para diminuir o consumo de doces
Siga nossas dicas. Com elas, além de conseguir manter seu peso, você conseguirá também perder uns quilinhos extras. Além é claro de diminuir a sua compulsão por doces e reduzir o consumo diário.
Procure também a ajuda de um profissional de nutrição. Ele conseguirá formular uma dieta de acordo com o que você exatamente procura.