Como recuperar cabelos ressecados

links patrocinados

Como recuperar cabelos ressecados

Exposição excessiva ao sol, o cloro, a poluição e as químicas podem deixar os fios muito oleosos e muito ressecados. Na maioria das vezes, o ressecamento dos fios acontece porque o pH do cabelo foi alterado, porque o cabelo perdeu o revestimento natural de gordura, ficando sem brilho e seco ou porque as cutículas capilares estão desprotegidas e dilatadas.

Confira mais

Como recuperar cabelos ressecados Saiba Como recuperar cabelos ressecados

Antes de começarmos é importante saber que os cabelos ressecados são diferentes dos cabelos secos. Os cabelos secos são aqueles em que o couro cabeludo produzem pouca oleosidade pelas glândulas sebáceas, o que acaba resultando em fios com um aspecto bem menos brilhante do que os demais tipos de cabelo. Já os cabelos normais, mistos, oleosos podem ficar ressecados, mas é possível reverter e acabar com esse problema com alguns cuidados e hábitos simples.
Veja como recuperar os cabelos ressecados.

Cabelos ressecados

Usando o shampoo adequado

Como o cabelo ressecado por causa de procedimentos químicos, como luzes, tinturas ou progressivas acabam tendo o seu pH natural alterado, tornando-se mais alcalino do que o normal. Assim, as escamas dos fios ficam mais dilatadas e sofrem mais intensivamente com os efeitos da poluição e do sol, deixando os fios ainda mais ressecados.

Este quadro pode ser piorado com a utilização de shampoos com pH alcalino. Por isso, o ideal é utilizar shampoos que tenham ação de equilíbrio do pH, mas eles devem ser usados de maneira preventiva.

Outra boa dica para recuperar os cabelos ressecados é utilizar um condicionador específico para o seu tipo de cabelo. O objetivo desse tipo de produto é simular o sebo normal dos fios, aquele que é produzido pelo couro cabeludo e que torna os cabelos mais brilhantes, mais fáceis de pentear e mais macios. Além disso, os condicionadores ajudam no recondicionamento dos fios danificados por tratamentos químicos por excesso de uso de secadores, de escova, de clareamento e de permanentes. Por isso, o ideal é respeitar as condições dos fios e o tipo de cabelo.
Vale ressaltar ainda que o cabelo é uma estrutura do corpo morta, sendo assim a hidratação dura apenas até a próxima lavagem e por isso esse procedimento deve sempre ser repetido.

Como recuperar cabelos ressecados - o que fazer

Cuidados com os fios ressecados na hora da lavagem

Uma boa dica para recuperar cabelos ressecados é tomar cuidados especiais na lavagem dos fios. O ideal é que a temperatura da agua seja sempre de morna para o frio. Isso é importante porque a água quente acaba removendo a gordura que reveste os fios. E essa gordura é essencial para deixar os cabelos sempre sedosos. Além disso, a temperatura elevada acaba abrindo a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível à poluição, e demais agentes ressecadores.

Como recuperar cabelos ressecados - saiba mais

A importância das hidratações

Outra dica de cuidado que ajuda a recuperar os cabelos ressecados é nunca esquecer as hidratações no salão. O ideal é que a cada 15 ou 30 dias sejam feitas cauterizações ou hidratações, dependendo do grau do ressecamento. A hidratação ajuda a devolver a gordura dos cabelos e a cauterização por sua vez reconstrói as proteínas dos fios.

Pesquisar
Artigos Relacionados