Como procurar emprego nas redes sociais

links patrocinados

Como procurar emprego nas redes sociais

As redes sociais promoveram grandes mudanças no mundo, o que também chegou ao universo profissional. Atualmente, estes serviços podem ser poderosos aliados na busca por um emprego. Há, inclusive, redes sociais exclusivas para esta finalidade, como o LinkedIn. Contudo, mesmo no Facebook, é possível utilizar alguns métodos e estratégias para auxiliar na busca por um emprego. Se você está à procura de colocação no mercado de trabalho, confira algumas dicas para procurar emprego nas redes sociais.

Busca por emprego em redes sociais: a promoção da imagem

A primeira atitude a se tomar quando você deseja procurar emprego nas redes sociais é analisar seu perfil pessoal e reformular o que for necessário.

Como procurar emprego nas redes sociais Saiba Como procurar emprego nas redes sociais

Embora seja algo mais raro, é possível que você encontre um emprego mesmo sem estar procurando. Nos Estados Unidos, isso ganhou o nome de “passive job seeking”, ou seja, a oferta de trabalho parte diretamente do possível empregador, mesmo que a pessoa em questão não esteja em busca de um emprego.

Embora seja uma “busca passiva”, isso não significa que basta sentar e esperar por uma vaga. O perfil deve ressaltar suas qualidades profissionais, com ênfase para trabalhos já realizados anteriormente, caso eles existam. Também é de extrema importância evitar fotos e postagens constrangedoras. Obviamente, você não precisa transformar seu perfil pessoal em um currículo, mas é preciso tomar cuidados para equilibrar todas as informações.

Conheça Como procurar emprego nas redes sociais

A importância da rede de contatos

Quem está à procura de emprego nas redes sociais deve ter um cuidado redobrado com sua rede de contatos, seja fazendo amigos ou mantendo contato com potenciais empregadores. Novamente, é preciso levar o equilíbrio em conta. Se você conhece alguém que pode te indicar para um emprego, não seja insistente. Não há problema em perguntar a respeito de vagas de vez em quando, mas este é um recurso que deve ser utilizado com moderação. A bajulação a possíveis empregadores também é vista com maus olhos. Converse normalmente, demonstrando suas capacidades sem contar vantagem.

Redes Sociais

Imagens

É cada vez mais comum que os setores de Recursos Humanos das empresas verifiquem os perfis de candidatos a vagas de emprego – e, acredite, muitas pessoas chegam a perder bons cargos devido ao mau uso das redes sociais. Se você, por exemplo, gosta de discutir sobre diversos assuntos na internet, dê sempre sua opinião de maneira embasada, sem xingamentos ou agressões.

A utilização da imagem de perfil, bem como de seus álbuns de fotos, também é muito importante. Sua foto principal deve ter um ar profissional, transmitindo respeito e competência. Muitas vezes, o possível empregador não te conhece, e uma foto no perfil será a única informação visual que ele tem sobre você.

Saiba Como procurar emprego nas redes sociais - saiba mais

Preparo

Devemos sempre lembrar que as redes sociais são apenas uma janela, que permitem que você apareça para possíveis empregadores. Contudo, após este primeiro contato virtual, você muito provavelmente terá de lidar com uma entrevista presencial. Por isso, é importante estar sempre preparado. Antes mesmo de qualquer contato direto, faça exercícios mentais sobre como você se comportaria em uma possível entrevista de emprego.

Pesquisar
Artigos Relacionados