Como preparar um banho com ervas medicinais
Como preparar um banho com ervas medicinais
Não existe nada mais gratificante chegar em casa após um longo e duro dia de trabalho e tomar um bom banho, muitos alegam que todo o estresse do dia escorrem junto a água do chuveiro, outros dizem que o banho é algo inspirador, sendo que as melhores ideias surgem durante estes.
Saiba mais
Há aqueles que acreditam que o banho é espairecedor, sendo o melhor momento do dia para deixar tudo de lado e pensar apenas no caminho da água pelo corpo, ainda têm os sistemáticos, que garante, que a melhor maneira de repassar tudo que deve ser feito em um dia é durante o banho.Independente de qual seja a sua perspectiva sobre o banho, certamente você deve adorar este momento, ainda mais nos dias de calor.
Banho com Ervas Medicinais
O hábito de utilizar as ervas medicinais para a cura de algumas patologias foi aprendida pelo homem branco com os índios, estes possuem um amplo conhecimento sobre a fauna local, conhecendo todas as vantagens e desvantagens das plantas existentes no perímetro da sua aldeia. Grande parte destas descobertas foram feitas pelos índios brasileiros, visto que cerca de 50% da diversidade da fauna existente no mundo está presente na Amazônia. Atualmente, a grande maioria dos medicamentos feitos pelas indústrias farmacêuticas foram desenvolvidos a partir de vegetais.
Sendo assim, uma maneira muito eficiente de diminuir algum sintoma persistente, como a dor de cabeça ou dores no corpo é através de um bom banho com ervas medicinais, pois desta forma, as plantas tem contato direto com o corpo, facilitando a sua absorção.
Como Preparar um Banho com Ervas Medicinais
Como forma geral, os banhos com ervas medicinais devem ser preparados como se fossem um “chá em grande escala”. Lembre-se, independente da erva em questão, não a ferva junto com a água, ou seja, você pode ligar a banheira e despejar as ervas diretamente na água, não havendo necessidade de fervê-las junto à água.
Algumas das ervas mais indicadas para banhos medicinais são: Babosa (muito eficiente no combate a inflamações), Eucalipto (é um ótimo desinfetante e antisséptico, sendo extremamente poderoso contra a gripe), Hortelã (melhor calmante natural, se você teve um dia estressante, opte por esta erva), Malva (a Malva é muito indicada para problemas ginecológicos, sendo excelente para o combate de enfermidades relacionadas a tal parte do corpo feminina), Sabugueiro (esta erva deve ser utilizada pelas pessoas que estejam tentando perder peso, pois esta auxilia a pessoa a suar mais), exitem muitas outras ervas para banho, entretanto, estas são as mais específicas e fortes para alguns casos.
Tipos de Banho
Por mais que tomar banho pareça ser sempre uma atividade igualitária, há diversos tipos de banho, os principais destes são: Banho de Manutenção: este tipo de banho deve ser composto por ervas como a Camomila e também por pétalas de flores, o objetivo deste, é manter o equilíbrio do seu espírito, mantendo a sua paz interior e o seu bom humor espiritual, sendo ideal para os dias onde acordamos com o “pé direito” e o banho de energização, este tipo de banho procura reativar o teor positivo, sendo indicado para aqueles dias que foram difíceis, utilize alecrim e alfazema neste banho.