Como Preparar o Seio para a Amamentação

links patrocinados

Como Preparar o Seio para a Amamentação

A amamentação é considerado um ato de amor. Isso porque ao amamentar seu bebê você ajuda no reforço do sistema imunológico dele e assim acaba reduzindo as chances de ocorrerem doenças, como diabetes, doença celíaca, síndrome metabólica e ainda diminui as chances dele se tornar uma criança com obesidade. Além disso, a própria mamãe ganha benefícios, como a redução de ocorrerem câncer de ovário e câncer de mama, além de auxiliar no processo de emagrecimento. Mas, apesar disso, muitas mulheres sentem desconfortos e dores diversas que podem acabar deixando que ela não deem o peito para seus nenéns. Por isso, é de extrema importância saber algumas dicas, como por exemplo a maneira correta de fazer o bebê abocanhar o peito. Adotando os cuidados certos, a amamentação se torna muito mais fácil e prática, tornando este um ato de alegria e de cumplicidade com o seu bebê.

Conhecendo seu tipo de mamilo

Como Preparar o Seio para a Amamentação Saiba Como Preparar o Seio para a Amamentação

Uma boa dica de como preparar o seio para a amamentação é conhecer o seu tipo de mamilo. Isso porque muitas mulheres costumam afirmar que não dão de mamar por terem os mamilos invertidos ou planos. Mas, isso não é um problema e com as orientações corretas você conseguirá amamentar sem grandes problemas. Vale ressaltar que o ideal é que este tipo de problema seja identificado durante o pré-natal pelo seu médico. Caso contrário, você mesma pode verificar a existência do mamilo invertido o plano comprimindo a aréola atrás do mamilo suavemente. Se o seu mamilo for invertido ele irá retrair-se e se for normal ele irá se projetar para fora.

Confira Como Preparar o Seio para a Amamentação

Confira mais

Outra boa dica de como preparar o seio para a amamentação é fazer exercícios nos bicos das mamas, principalmente em mulheres com os mamilos invertidos ou planos. Com o objetivo de exteriorizar o mamilo, deve-se com o indicador e com o polegar cruzados em forma de cruz, estender o mamilo no sentido horizontal e vertical. O ideal é que este exercício seja feito todos os dias, cinco vezes ao dia.

 Amamentação

Tomando banhos de sol

Outra boa dica para preparar o seio para a amamentação é deixar os mamilos tomarem um banho de sol. Isso porque o calor da luz solar previne que aconteçam rachaduras e torna os mamilos mais resistentes. Mas, evite a exposição do sol das 10 horas da manhã até as 16 horas da tarde, já que os raios ultravioletas são mais fortes nesse horário. Outra boa dica para melhorar a amamentação é não deixar o bebê ‘chupetar’. Para notar se o seu bebê está usando o seu mamilo como chupeta, observe se ele está abocanhando também a aréola, que estimula o escoamento e a produção de leite.

Como Preparar o Seio para a Amamentação - saiba mais

Hidratando

Outro cuidado importante que deve ser tomado com a amamentação é a hidratação e a higiene da área, que evita que aconteçam rachaduras, além de proporcionar bem-estar na hora da amamentação. A primeira dica de higiene é evitar utilizar sabonetes e água quente nos mamilos. Isso é importante porque eles já possuem uma hidratação natural que deve ser preservada. Antes e depois de amamentar, a melhor forma de higienização dos mamilos e do seio é utilizar o próprio leite, que ajuda a combater os processos locais inflamatórios.

Pesquisar
Artigos Relacionados