Como plantar manjericão em casa

links patrocinados

Como plantar manjericão em casa

Ter uma horta em casa, com os temperos e as ervas da sua preferência é o que muitas pessoas procuram hoje em dia. Mesmo em apartamentos, onde não tem quintal há como dar um jeitinho e colocar as suas plantinhas em pequenos espaços. No entanto as dúvidas surgem na hora de fazer o cultivo. E uma das plantas muito desejadas nas hortas domésticas é o manjericão. Isso porque ele tem um dos aromas mais agradáveis dos temperos. Ele que é muito utilizado em várias receitas da cozinha e também medicinais pode ser cultivado em casa facilmente. Com algumas dicas, você consegue escolher o solo e o ambiente adequado para colocar essa agradável plantinha. Veja como plantar manjericão em casa.

Cultivo de manjericão: solo e iluminação

Ele que é também conhecido como Ocimum basilicum é um das plantas que mais se adequa ao clima superior a 18º C.

Como plantar manjericão em casa Plantando manjericão

Ele não sobrevive a temperaturas baixas e durante os períodos do ano que são mais frios, ele deve ter seu cultivo em estufas. Outra dica é cultivá-lo somente no período do ano em que o clima mantém-se acima de 15º. Já nos locais onde o ano todo as temperaturas mantém-se altas ele pode ser cultivado em qualquer estação.
A luz para o manjericão é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento. Ele precisa de ser exposto a luz do sol todos os dias por um determinado período.
E outro fator imprescindível é o solo, o manjericão precisa estar em terra drenada, fértil, e orgânico. Ele se adequa facilmente, no entanto muita acidez do solo impede seu desenvolvimento.

Cultivo de manjericão

Cultivo de manjericão: plantio

E a forma de plantar é muito importante, o manjericão deve ser plantado em sementes, que já podem ser semeadas na horta definitiva. Se preferir pode plantá-lo em uma sementeira, ou em vasos ele apresenta crescimento da mesma forma. Se fizer dessa forma, quando o manjericão alcançar sua seis folhas ele deve ser transplantado.
Se você não tem espaço para horta ou quintal em casa, pode utilizar vasos médios ou grandes, e jardineiras para plantá-lo. Nesse caso ele será menor que a planta em solo, no entanto tem as mesmas propriedades. Alguns pés de manjericão podem chegar a um metro ou mais, quando bem cultivados.

Cuidados com o manjericão

Cultivo de manjericão: Cuidados

Porém depois de se preocupar com a plantação, com o cultivo é preciso também cuidar do crescimento da planta, e nesse período, a irrigação é muito importante.
O manjericão deve ser irrigado todos os dias, e o solo onde está plantado deve manter uma leve umidade. Se faltar água ou se o solo estiver encharcado, o manjericão é prejudicado.
Além disso, é preferível que você corte as flores, assim as folhas crescem com mais vigor.

Como colher manjericão

Colher o manjericão

E para colher o manjericão o período ideal começa depois de sessenta dias e chega em noventa dias ao todo, depois que for semeado. E se quiser consumir além das folhas, pode consumir também as flores.

Pesquisar
Artigos Relacionados