Como plantar em garrafa pet

links patrocinados

Como plantar em garrafas pet

Ter uma horta em casa, mesmo num apartamento

A crescente urbanização das cidades fez com que a população da zona rural fosse diminuindo com o tempo. Logo, as plantações e hortas para consumo próprio vêm diminuindo na mesma intensidade. A solução mais prática consiste na produção de hortas suspensas, que podem ser feitas de várias maneiras.

Uma das principais maneiras de se produzir uma horta suspensa é utilizando garrafas pet já utilizadas, que certamente teriam como destino final o lixo. Utilizar garrafas pet para vários outros experimentos já virou fato comum no mundo inteiro e, agora, a nova moda é plantar pequenos vegetais dentro do fundo destas garrafas.

Passo a passo de como plantar em garrafas pet

Como plantar em garrafas pet Garrafas pet

Alguns cuidados devem ser tomados para plantar em garrafas pet. Em primeiro lugar é necessário escolher bem o local onde a ‘plantação’ irá ficar. É essencial a presença de sol em boa parte do dia, já que para crescer e se desenvolver a planta irá precisar da luz do sol. Além disso, a humidade deve ser controlada, logo, a superfície deve ser plana e seca para que não haja excesso de água.

Tendo passado por estas etapas, é necessário cortar a garrafa. E para isso alguns passos são importantes. É preciso fazer furos no fundo da garrafa para que a planta possa respirar. Além disso, uma janela quadrada praticamente na metade do recipiente também deve ser feita por meio de um corte.

Um dos passos mais importantes é escolher a terra. É preciso misturar terra preta e terra normal, na proporção de 50 por cento para cada. Deve-se preencher a garrafa com uma boa quantidade de terra antes de colocar a planta. E, logo em seguida, deve-se cobrir a raiz totalmente com terra.

Confira como plantar em garrafas pet

Que tipo de planta escolher

Especialistas aconselham a quem pretende cultivar plantas em garrafas pet a escolher plantas pequenas e de fácil cultivo. Plantas maiores terão dificuldades para se desenvolver e podem não caber na garrafa. Saber como plantar em garrafas pet não é o problema. O problema é continuar o cultivo, que dá trabalho e leva muitas pessoas a desistir. Mas para quem deseja obter sucesso é necessário paciência e sabedoria, além do cuidado com um ser vivo, que é o caso da planta.

Dicas de como plantar em garrafas pet

O fim do processo

É necessário colocar alguns pedaços de isopor no fundo da garrafa antes de colocar a terra. O isopor irá ajudar a planta na absorção da água. Não é necessário trocar este isopor com o tempo, mas isso fará com que o cultivador sempre esteja de olho na quantidade de água que a planta possui em seu recipiente.

Como plantar em garrafas pet - saiba mais

Confira mais

Muitas pessoas preferem deixar a garrafa suspensa por meio de um arame. Para fazer isso, basta furar a garrafa e passar o arame, prendendo em algum suporte suspenso. Para quem pretende fazer uma horta com várias garrafas pet e diferentes plantas, o cuidado deverá ser maior. Isso significa mais tempo e dinheiro investido, mesmo que pouco. Mas a satisfação compensa o esforço e a gratificação por uma boa ação é a melhor recompensa para quem faz este tipo de cultivo em sua casa.

Pesquisar
Artigos Relacionados