Como organizar uma feira de ciências na escola

links patrocinados

Como organizar uma feira de ciências na escola

As feiras de ciências são eventos muito importantes durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Além de aprenderem com o próprio trabalho e com as apresentações dos colegas, os alunos também desenvolvem o gosto pelo conhecimento e noções importantes sobre trabalho em equipe. Contudo, para que uma feira de ciências seja organizada com sucesso, é necessário prestar atenção em uma série de detalhes. O planejamento é extremamente importante para o sucesso do evento. Abaixo, confira algumas dicas sobre como organizar uma feira de ciências em sua escola.

Planejamento prévio para organizar uma feira de ciências

Como organizar uma feira de ciências na escola Confira Como organizar uma feira de ciências na escola

Se você fez o Ensino Médio na década de 1990, ou até antes disso, saiba que as feiras de ciências mudaram de maneira considerável nos últimos anos. Geralmente nos lembramos das feiras de ciências repletas de alunos em estandes, com maquetes, repetindo um texto decorado. Agora, as feiras de ciências são muito mais complexas. O apoio pedagógico é realizado no sentido de despertar o interesse do adolescente para as ciências como um todo, para que eles aprendam, de maneira básica, como funciona o método científico.

Desta forma, as crianças evoluem da “decoreba” para a compreensão do conteúdo que estão repassando aos colegas. Embora esta seja uma dinâmica muito mais moderna e eficiente, o planejamento para uma feira de ciências nestes moldes requer tempo. A primeira coisa a ser feita é despertar o interesse do aluno pelas ciências. Geralmente, as feiras de ciências acontecem na parte final do ano. Portanto, desde o início do ano letivo, faça atividades em laboratórios e visitas a museus, planetários e outros lugares que ajudem as crianças a visualizar tudo aquilo que aprendem nos livros didáticos.

Saiba Como organizar uma feira de ciências na escola

Temas para organizar uma feira de ciências

As feiras de ciências costumam ser eventos muito amplos, com uma variedade inesgotável de temas. Isso é bastante interessante, mas a feira de ciências tem muito a ganhar se forem escolhidos temais locais, mesmo que a partir de uma premissa global. Por exemplo, se as crianças forem falar sobre fotossíntese, tente aproximar o assunto da realidade próxima: sua cidade possui árvores em boa quantidade? Caso possua, quais os benefícios que isso pode trazer? Compare locais bem arborizados da cidade com outros, onde não há vegetação. Este é apenas um exemplo de como a proximidade geográfica pode auxiliar as crianças a desenvolver seus projetos de feira de ciências.

Como organizar uma feira de ciências na escola - saiba mais

Preparação das falas

Estimule a criança a entender sobre aquilo que ela está falando. É comum que as crianças, principalmente as menores, recorram a um pequeno texto decorado, que será dito de forma mecânica. Caso a criança consiga realmente compreender o assunto, ela certamente falará de maneira mais fluida, o que tornará a apresentação muito mais interessante.

Conheça Como organizar uma feira de ciências na escola

Calendário de organização

A boa organização de uma feira de ciências requer tempo. Estima-se que um prazo de quatro meses seja o ideal para se organizar todos os detalhes. A primeira coisa a ser feita é pedir aos alunos que definam temas para a feira de ciências. Depois, trabalhe o tema com eles, modificando o que for necessário e dando tempo para que as crianças possam pesquisar.

Pesquisar
Artigos Relacionados