Como ocorrem as chuvas de granizo

links patrocinados

Como ocorrem as chuvas de granizo

O granizo é um fenômeno interessante e bonito para alguns, mas que pode causar dor de cabeça para outros. Confira, de acordo com a ciência, como ocorrem as chuvas de granizo.

O que é a chuva de granizo

Como ocorrem as chuvas de granizo Saiba como ocorrem as chuvas de granizo

Chamamos de granizo o fenômeno em que pedras de gelo caem do céu durante uma chuva, sendo mais comum a sua ocorrência nas latitudes médias dos continentes. Quem quer saber como ocorrem as chuvas de granizo já deve saber que se tratam de pedras irregulares que caem do céu, geralmente causando diversas perturbações nas cidades e campos.

Existem ocorrências de pedras que atingem até mesmo mais que meio quilo em seu peso e entre 5 e 50 mm de diâmetro. Institutos de Meteorologias podem facilmente prever chuvas, mas o granizo já que um pouco mais complicado de saber sobre a sua formação. Na explicação de como ocorrem as chuvas de granizo, a pedra de gelo se forma ainda quando está na nuvem.

Chuva de granizo

Como ocorrem as chuvas de granizo: como se formam as pedras de gelo

As pedras de gelo se formam dentro das grandes nuvens quando está para ocorrer fortes tempestades em determinadas regiões, contendo gotas de água maiores e temperatura abaixo dos 0° graus. Em como ocorrem as chuvas de granizo, a temperatura do ar próximo também pode ser um fator que influência a formação do gelo nas nuvens.

Mas não é um gelo comum como aquele que se forma dentro das bandejas no congelador, mas se construindo em camadas. Quando falamos em como ocorrem as chuvas de granizo, também ser lembrado que elas aparecem também quando há maior probabilidade de acontecer tornados, com ventos em alta velocidade que podem ultrapassar os 180 km/h.

Entenda como ocorrem as chuvas de granizo

Danos causados pelas chuvas de granizo

Quando as pedras de granizo ultrapassam 2 cm, isso já quer dizer que os danos causados por elas podem ser um transtorno para as pessoas. Nas cidades, o problema ocorre principalmente com a dificuldade dos indivíduos andarem pelas ruas com o risco de serem acertados em como ocorrem as chuvas de granizo, além de as pedras poderem amassar a lataria dos carros e danificarem telhados, vidros, janelas e até mesmo aviões.

Também ocorre diversos prejuízos nos campos, principalmente com o estrago das plantações e lesões nos animais que costumam ficar ao ar livre. Em como ocorrem as chuvas de granizo, é importante ter a estruturas das casas, lojas e barracões reforçadas quando se mora em regiões com alta incidência desse tipo de fenômeno.

Como ocorrem as chuvas de granizo - saiba mais

Como ocorrem as chuvas de granizo

Além de saber como ocorrem as chuvas de granizo também é preciso se prevenir quando esse tipo de chuva está acontecendo, como nunca sair a pé em regiões não cobertas, já que pode ocorrer lançamentos de grandes pedras sobre as pessoas. É preciso também deixar o carro na garagem. Para quem já estiver de carro na rua, o recomendável é estacionar e sair do automóvel para um local mais seguro, se possível. As pedras podem até mesmo atravessar as janelas, dependendo de sua velocidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados