Como montar uma horta na cozinha

links patrocinados

Como montar uma horta na cozinha

Ter uma horta em casa até pouco tempo era só para quem tem casas com quintais grandes e espaçosos para colocar suas plantinhas. No entanto com o crescimento cada vez mais acelerado das cidades, e com isso a diminuição das casas e o aumento dos apartamentos, principalmente nas cidades grandes foram criadas alternativas para se ter uma horta em casa, sem ocupar muito espaço, e então foi criada a horta na cozinha, veja como montar uma em sua casa!

O que é preciso para montar a horta na cozinha

As hortas domésticas vêm se tornando cada vez mais populares, elas são compactas, fáceis de fazer e você ainda vai contar com todos aqueles temperos, os chamados ‘cheiro verde’ fresquinhos pertinho de você a hora que quiser!

Como montar uma horta na cozinha Horta na cozinha

Para montar uma horta na sua cozinha você vai precisar de reunir primeiro os materiais necessários para construir sua horta, como os vasos para colocar as plantinhas. Cada vaso deve ter altura de vinte centímetros, o modelo pode ser o de sua preferencia, algumas pessoas aproveitam para colocar a sustentabilidade em ação e escolhem garrafas pet, que são cortadas ao meio e se tornam vasinhos bastante úteis para o seu uso.
Agora é a hora de escolher os tipos de plantas que você pode ter em uma horta na cozinha, são eles os mais utilizados, coentro, pimenta, manjericão, cebolinha, salsinha e orégano. Mas você pode escolher outros temperos e plantas da sua escolha também, como alçafrão, alface, couve, erva cidreira, hortelã e alecrim. Não são recomendadas outro tipo de plantas porque ocupam bastante espaço.

Horta na cozinha- como fazer

Como montar sua horta na cozinha

Bem agora que já tem tudo o que vai precisar para começar a sua horta, escolha um lugar que ela fique melhor posicionada na sua cozinha. De preferência um espaço arejado, e que receba luz do sol todos os dias.
Outro cuidado é na hora de escolher entre sementes e mudas, escolha a muda da planta que é facilmente cultivada e você colherá mais cedo também.
Na hora de preparar a terra no vasinho, também tenha alguns cuidados, primeiro espalhe argila expandida, ela serve para evitar que a terra encharque. Coloque o necessário para preencher o fundo do vaso. Em seguida a dica é colocar a manta de bidin, encontrada em agropecuárias, a manta serve para medir a conservação da umidade.
Depois coloque a terra, a quantidade varia de acordo com o tipo de plantio, semente ou muda.

Horta na coinha- hora de plantar

Depois de plantar

Quando começar a plantar, basta retirar a planta dos saquinhos com cautela, e coloca-la em uma das covas feitas por você.
Depois você deve cobrir com terra até que toda a base da planta esteja coberta e depois rega-la.
A rega deve ser feita todos os dias, porém você deve medi-la com atenção, cuidando para não deixar a raiz encharcada.

Como decorar uma horta na cozinha

Decorando sua horta

A horta na cozinha pode servir também como decoração na sua casa, por isso pode coloca-la na grade das janelas, ou mesmo em uma das paredes.
A escolha dos vasinhos fica por conta da sua criatividade, pode também colocar as plantas em pequenos baldinhos coloridos e segura-los com prendedores pela borda na sua janela, vasinhos de porcelana, vasinhos feito de uma bola de basquete cortada ao meio, vasinhos de garrafa pet e muitos outros! Seja criativo e deixe sua horta muito bonita!

Pesquisar
Artigos Relacionados