Como montar um terrário em casa

links patrocinados

Como montar um terrário em casa

Os terrários são opções extremamente interessantes para quem vive em lugares com pouco espaço ou não tem muito tempo para cuidar de suas plantas. Além de bonitos, os terrários são bastante educativos, o que também os torna uma ótima opção para quem tem crianças em casa. O terrário é um minijardim, uma pequena representação de um ecossistema. Ele pode ser composto apenas por plantas ou também por pequenos animais, como tartarugas, aranhas e outros. Abaixo, saiba um pouco mais sobre como montar um terrário em sua casa.

O funcionamento de um terrário

Como montar um terrário em casa Saiba Como montar um terrário em casa

Como mencionamos, o terrário é um pequeno ecossistema. Os ecossistemas têm como característica o equilíbrio entre os fatores bióticos – seres vivos como plantas e animais – e abióticos – temperatura, água, pedras etc. Ou seja, o terrário tem como característica um ecossistema que se estabiliza, exigindo pouquíssimos cuidados de seu dono. Claro que, no caso dos terrários que possuem animais, será preciso ter um número maior de cuidados. Naqueles que têm plantas, dependendo da escolha das espécies, é possível manter o terrário bonito com quase nenhum cuidado.

Confira Como montar um terrário em casa

Montando um terrário

Para montar um terrário com plantas, o primeiro passo é escolher um bom recipiente de vidro, que não pode ser muito fino. Uma redoma com diâmetro de 40 centímetros é o ideal. Em seguida, faça uma camada com pedras de argila, que podem ser encontradas em casas de jardinagem. Acima da argila, coloque uma camada de casca de pinho, que também pode ser encontrada em supermercados. A última camada será a de terra vegetal e húmus.

Conheça Como montar um terrário em casa

A escolha das plantas

As plantas ornamentais são as mais recomendadas para um terrário. Um erro comum, nestas horas, é optar por temperos e ervas, mas este tipo de planta se desenvolve muito melhor em vasos comuns. Para o terrário, escolha as plantas chamadas de “suculentas”, que têm folhas impermeáveis que retém bastante água. É o caso, por exemplo, dos cactos. Algumas plantas muito bonitas para terrário são crassulas, echeverias e haworthias, que estão disponíveis nas principais casas de jardinagem.

Terrário em casa

Outras dicas

Após montar seu terrário com as plantas de sua preferência, é possível completar a decoração da redoma com outros objetos, como bonequinhos, que deixam o terrário com mais cara de pequeno jardim. Com as plantas mencionadas acima, você precisará regar seu terrário apenas duas vezes por mês, o que significa um trabalho quase nulo. Os terrários também são uma ótima opção para presentear alguém, pois, diferente das flores, eles têm uma durabilidade muito alta.
Se você nunca fez um terrário na vida e quer começar com opções mais baratas, de teste, é possível montar um mini-terrário até mesmo em copos de requeijão. Há também as opções de terrários tampados, que são muito educativos pois mostram a evaporação da água e seu retorno ao solo. Neste caso, entretanto, o vidro do terrário fica constantemente embaçado, fazendo com que ele fique menos bonito do que os terrários abertos. Este modelo é ideal para ensinar sobre ecossistemas para crianças.

Pesquisar
Artigos Relacionados