Como montar um home theater

links patrocinados

Como montar um home theater

O conceito de home theater (ou “cinema em casa”, em tradução livre) surgiu na década de 1970, com o surgimento de dispositivos tecnológicos como o videocassete, além da evolução dos amplificadores de som. Como o próprio nome diz, um “home theater” é composto por diversos equipamentos que têm como objetivo aprimorar a experiência de se assistir a filmes e séries em casa, trazendo melhor qualidade de imagem e som.

Evolução do home theater

A partir da década de 1990, os home theaters passaram por uma revolução, graças à digitalização dos meios.

Como montar um home theater Saiba Como montar um home theater

Com o surgimento dos DVD players e de novas tecnologias de áudio e vídeo, as “salas de cinema” caseiras se tornaram ainda mais potentes. Uma das grandes vantagens de montar um home theater é a alta possibilidade de customização. Há modelos disponíveis para todos os orçamentos. Contudo, o planejamento é muito mais importante do que a qualidade individual de cada componente. De nada adianta gastar rios de dinheiro em equipamentos de última geração caso não sejam levados em conta alguns cuidados com a montagem dos equipamentos. Abaixo, oferecemos algumas dicas para deixar seu home theater ainda melhor.

Home theater

Montagem de um home theater

A primeira coisa que deve ser levada em conta na montagem de um home theater é o ambiente. Além de qualidade de imagem e som, um bom home theater deve oferecer conforto. Por isso, evite colocar móveis à frente das caixas e alto-falantes, pois eles podem abafar o som. A escolha do sofá ou poltrona também é essencial. Lembre-se de que você pode passar mais de duas horas assistindo a um filme, portanto, é muito importante ter um assento confortável, que permita encostar a coluna e relaxar.

Ao escolher a TV, não vá direto à maior delas. É preciso pensar no televisor de acordo com as dimensões da sala. Para isso, há uma fórmula recomendada por especialistas: primeiro, meça a distância entre o assento e a tela, em centímetros. Depois, converta para polegadas (cada centímetro tem 2,54 polegadas). Por fim, multiplique este número por 0,84. O resultado final será o tamanho máximo que a TV deve ter para permitir uma boa visualização.

Ou seja, se a distância entre o sofá e a tela é de 2 metros, teremos 78,7 polegadas (200 centímetros convertidos para polegadas). Multiplicando este número por 0,84, chegamos a um valor aproximado de 67 polegadas, que é o máximo que a TV deve ter.

Monte seu Home Theater

Dispositivos de som

O padrão para a montagem de um home theater são os dispositivos de som próprios, que utilizam 5.1 canais de áudio. O maior cuidado, neste caso, é com o posicionamento das caixas. Os canais da esquerda e da direita precisam estar à mesma distância da caixa central, para dar a sensação de movimento durante o filme.

Confira Como montar um home theater

Saiba mais

Se você quer aprender mais sobre a montagem de home theaters, uma recomendação é o site da THX, empresa de certificação de qualidade de dispositivos eletrônicos. A THX conta com os melhores engenheiros de som do planeta.

Pesquisar
Artigos Relacionados