Como limpar o ar – condicionado

links patrocinados

Como limpar o ar condicionado

Como limpar o ar – condicionado

Ter um ar condicionado em casa se tornou muito comum hoje em dia, os preços do eletrodoméstico são acessíveis a quase todos os bolsos e por isso não é só quem mora o litoral que possui um aparelho desses em casa. É verdade que no litoral do Brasil a maioria das residências contam com o ar condicionado em casa, porém o aparelho está também nos escritórios e pontos comerciais. Por ser um produto com duração longa de vida, ele precisa de alguns cuidados essenciais para sua preservação, e um dos cuidados mais importantes está na limpeza, veja como limpar o seu ar-condicionado corretamente.

Como dar inicio a limpeza

Limpar o ar-condicionado não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita regularmente para que o aparelho dure por mais tempo. A limpeza dos filtros é muito importante, porque a sujeira atrapalha o desempenho dele, fazendo com que o ar também seja prejudicado por isso a limpeza é necessária mensalmente.
Ao dar inicio a limpeza lembre-se de desliga-lo da tomada. Agora para começar a limpar a parte interna do ar- condicionado, como painel frontal, tampa e controle remoto, você vai precisar de alguns produtos adequados, como um pano seco apenas. Isso mesmo, você só vai precisar de um pano macio e seco, e se houver muita sujeira, no máximo umedeça somente com água o pano. A parte frontal do ar-condicionado pode ser removida e ser lavada, depois de seca-la é só encaixar o painel novamente.
Não utilize nenhum tipo de produto químico para a limpeza, por mais sujo que esteja, também evite polidores e lixas para limpar.

Limpando o filtro do ar condicionado

Limpando os filtros

Para remover o filtro, primeiro abra a parte da frente. Em seguida você deve segurar o gancho do filtro de ar e levanta-lo para desencaixar o filtro que está no suporte. Ao abrir faça a retirada do filtro cuidadosamente. Para limpar o filtro HEPA ou o filtro ativado de carvão, quando se tratar do ar condicionado que possui esse modelo, retire-os e na hora de limpar, lembre-se que não podem ser limpos com água.
Eles devem ser limpos todo mês e você deverá utilizar apenas aspirador de pó; a duração desse tipo de filtro é de no máximo seis meses. O cooler deve ser limpo com aspirador de pó, assim como o filtro de nylon.

Limpando a unidade externa do ar condicionado

Limpado a unidade externa

Na reinstalação esteja atento a alguns cuidados, não ligue o ar condicionado se não estiver com os filtros da Unidade Condensadora Externa. Lembre-se que o painel deve suas aberturas verificadas com periodicidade, assim como as serpentinas.
Se a sujeira encontrada nesses espaços forem fuligem você pode utilizar o aspirador de pós doméstico para limpar, mas lembre-se que um profissional deve realizar esse serviços.
Para limpar a condensadora, a forma mais eficaz é utilizar spray ou detergente específico. Para isso abra a condensadora, retire as peças que precisam ser limpar, depois com um pincel aplique o produto e por último enxágue com água. Uma dica para a externa unidade se estiver corrompida pela ferrugem, é a aplicação de tinta esmalte assim ela evita que a ferrugem se estenda pelo resto da unidade.

Limpeza de ar condicionado Limpando ar condicionado do carro

Pesquisar
Artigos Relacionados