Como fazer detergente liquido caseiro

links patrocinados

Como fazer detergente liquido caseiro

Sabão líquido caseiro é aliado da economia e meio ambiente

Mesmo estando em uma época em que muitos são considerados individualistas e preocupados apenas com o consumo, é inegável que existe uma parcela da população cada vez mais preocupada com questões como meio ambiente.

Entre as ações que estão cada vez mais comuns estão a reciclagem de lixo, reuso de água, carona solidária, entre outros.
Mas, que tal reaproveitar alguns produtos que estão em casa e que seriam jogados fora? Assim, você economiza e ainda poupa a natureza.

O Sabão

Uma das formas mais possíveis de reaproveitamento, é a fabricação de detergente líquido caseiro, que é super fácil de ser feito e possui uma ótima eficácia na limpeza de casa.

Entre os principais benefícios está o uso do óleo usado e que já não serve mais para a cozinha, evitando que ele seja despejado de forma irregular, principalmente na rede de esgoto.

Quando descartado assim, de maneira totalmente errada, o material pode contaminar milhares de litros de águas limpas de rios e solos. Com o tempo a prática pode, inclusive, causar entupimento nas estações de tratamento.

Caso isso aconteça, será necessário utilizar produtos químicos muito concentrados e fortes, prejudicando mais uma vez o meio ambiente. Estudos também mostram que após alguns anos, o óleo que fica nas águas acaba formando uma película que impede a entrada solar e prejudica a sobrevivência de seres aquáticos.

Por isso, é preciso ter consciência, pois apenas um litro de óleo descartado de maneira incorreta é capaz de poluir um total de mais do que 20 mil litros de água.

Para Lavar Louça

A maioria dos sabões produzidos em casa, principalmente quando usam óleo usado, incluem soda cáustica a mistura. O produto é super eficiente e costuma eliminar muito bem a sujeira.

Porém, mesmo que equilibrada com o óleo, a soda caustica é forte e pode danificar alguns tipos de produtos, como louças delicadas e que podem sofrer danos em sua pintura devido à abrasão.

De qualquer forma devemos, se possível, substituir os detergentes comuns pelos caseiros, já que os produtos encontrados no supermercado muitas vezes utilizam derivados do petróleo, o que os tornam perigosos para a natureza.

Sabão de Coco + Bicarbonato

Entre esses produtos sem óleo e sem soda, uma das receitas mais comuns é o do sabão líquido que é feito com sabão de coco, bicarbonato de sódio, água e álcool, originalmente. Porém, para adicionar um pouco de perfume, é possível adicionar um pouco de óleo essencial de acordo com o que preferir. Os mais usados são os de frutas como laranja e limão.

Para produzir, será necessário ter uma panela ou um balde grande que pode ser levado ao fogo, além de um ralador.
Uma boa dica é contribuir ainda mais com a natureza, utilizando garrafas pet que iriam para descarte como embalagem. Afinal, elas são práticas e podem armazenar até dois litros do produto.

Outras alternativa sem soda caustica

Também preocupadas com o poder de corrosão da soda caustica, muitas pessoas desenvolveram diversas receitas que não recebem o item. Algumas, inclusive, utilizam ingredientes interessantes como erva doce e algumas frutas frescas.

Algumas opções podem ser usadas inclusive de maneira segmentada, como para lavar roupas brancas, pisos e até existem opções que podem ser passadas na pele.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Como fazer detergente liquido caseiro, Nota: 4.2 de 5 com 135 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados