Como lidar com o choque cultural

links patrocinados

Como lidar com o choque cultural

Viajar, fazer intercâmbio ou mesmo se mudar para outro país pode acarretar uma série de estranhamentos. Confira algumas dicas de como lidar com o choque cultural.

Aprenda a se adaptar a outros locais

Como lidar com o choque cultural Saiba Como lidar com o choque cultural

Quem muda de país, de forma permanente ou temporária, pode acabar tendo que saber como lidar com o choque cultural, principalmente quando se trata de sociedades muito diferentes da que a pessoa nasceu e viveu. Não precisa ir nem tão longe, já que uma simples mudança em seu próprio território nacional já pode mostrar algumas diferenças, principalmente em nações com território grande, como o Brasil.

É preciso ter um certo jogo de cintura e paciência para conseguir como lidar com o choque cultural, principalmente se você é uma pessoa que não lida muito bem com a pressão. A vontade de correr de volta para casa pode bater, mas muitas vezes, isso não vai ser possível e se adaptar será a expressão de ordem.

Conheça Como lidar com o choque cultural

Como lidar com o choque cultural: pesquise sobre a região

Antes de enfiar a cara em outro lugar é sempre importante em como lidar com o choque cultural fazer um a pesquisa e conhecer mais sobre a sua história e tradições. Isso deve prevalecer principalmente em culturas muito diferentes, como as da Ásia ou mesmo em certas partes da Europa, na qual os costumes podem impressionar.

Tenha consciência sobre os pratos principais do local e seus ingredientes, para não se surpreender muito com o gosto, além de consultar sobre tradições dentro de casa (como comer, se pode entrar com sapato, forma de se comunicar…). Tudo é importante em como lidar com o choque cultural, ainda mais com o contato direto com cidadãos nativos daquela região.

Confira Como lidar com o choque cultural

Saber o mínimo da língua

Mesmo que você domine o inglês de forma fluente, se você vai passar um tempo na França é importante saber o mínimo de sua língua, pelo menos quando se diz respeito ao que pedir em restaurantes, direção para o táxi as palavras mágicas “Obrigada”, “Por Favor”, “Desculpa” e “Com Licença”. Essa é uma forma de como lidar com o choque cultural em locais que falam línguas diferentes.

Tenha sempre um dicionário ao seu lado ou um bom tradutor online que funcione mesmo sem Internet, para o caso de emergências com o idioma. Sendo uma dica de como lidar com o choque cultural, procure aprender mais no país e se virar com o que você tem, já que nem sempre vai poder depender de alguém ou da gentileza das pessoas.

Como lidar com o choque cultural - saiba mais

Como lidar com o choque cultural: sorria e seja otimista

Nem todas as situações podem ser agradáveis nesse período de adaptação, mas faz parte de como lidar com o choque cultural ser otimista e se lembrar que tudo faz parte de conseguir experiência de vida. Conhecer novas pessoas e costumes é essencial para criar uma outra visão de mundo, sendo que você até mesmo querer absorver algumas coisas para sua vida. Além disso, na dúvida, sempre sorria, já que se trata de uma forma de comunicação universal.

Pesquisar
Artigos Relacionados