Como investir ganhando pouco

links patrocinados

Como investir ganhando pouco

Administrar o orçamento familiar todos os meses é um dos maiores desafios dos brasileiros, independente de sua classe social – afinal, quanto mais ganhamos, mais demandas temos. Por isso, boa parte dos trabalhadores do país acabam se endividando, o que impede qualquer tentativa de iniciar um investimento. Mas, ao contrário do que se costuma pensar, a dificuldade para se começar a investir pouco tem a ver com a quantidade de dinheiro que recebemos mensalmente. É óbvio que, para aqueles que têm bons salário, fica muito mais fácil começar um investimento. Contudo, nada impede que qualquer pessoa, com um pouco de planejamento, comece a poupar para iniciar algum projeto de renda complementar. Veja, abaixo, algumas dicas para começar a investir ganhando pouco.

O planejamento iniciar para se investir ganhando pouco

Como investir ganhando pouco saiba Como investir ganhando pouco

Uma das partes mais complicadas para se iniciar um investimento ganhando pouco é a adequação do orçamento mensal. Afinal, se você sempre termina o mês no zero, não haverá qualquer possibilidade de começar a investir.

A primeira coisa que devemos fazer é colocar todo nosso orçamento, da maneira mais detalhada possível, no papel. Inicialmente, coloque aquelas dívidas inevitáveis, como o aluguel e as contas de luz e água. Depois, pense naqueles produtos indispensáveis, mas que têm alguma possibilidade de redução de custos, como alimentação e vestuário.

Neste momento, é possível que já percebamos alguns exageros. Claro que não dá pra cortar alimentos essenciais de nossas compras mensais, mas é completamente possível substituir algumas marcas por outras mais baratas, além de reduzir o consumo de alimentos supérfluos. No caso do vestuário, podemos agir da mesma forma, evitando comprar peças que já temos em bom número, pelo menos por um tempo.

É ideal evitar por completo o cartão de crédito. Embora ele possa ser um grande aliado em algumas compras, os gastos com cartão de crédito são mais difíceis de serem mensurados em longo prazo. Quando fazemos compras no cartão, na prática já começamos um mês com dívidas, o que não é recomendável para quem quer começar a investir.

Confira Como investir ganhando pouco

Comece com a poupança

Nos primeiros meses de um investimento para quem ganha pouco, tudo o que sobrar deve ir diretamente para a poupança. O rendimento provavelmente não será suficiente para valer a pena. Contudo, ao menos esta aplicação deixa seu dinheiro guardado de maneira segura, tendo poucas cobranças de tributos e taxas administrativas. Siga com a poupança até conseguir somar algo em torno de R$5 mil.

Como investir ganhando pouco - saiba mais

Iniciando um investimento para quem ganha pouco

Após conseguir acumular alguma quantia na poupança, comece uma análise detalhada de investimentos possíveis. É comum recorrer aos chamados fundos de investimentos, compostos por grupos de pessoas que investem um uma mesma área. A grande vantagem dos fundos é que as taxas são rateadas entre todos os participantes.

O valor inicialmente acumulado também pode ser utilizado na criação de uma franquia virtual, que tem custos muito reduzidos em comparação às físicas.

Conheça Como investir ganhando pouco

Saiba mais

Antes de começar um investimento, leia muito sobre o mercado. Uma das melhores fontes de informação para empreendedores iniciantes são os sites do Sebrae e da Bovespa.

Pesquisar
Artigos Relacionados