Como identificar gasolina adulterada

links patrocinados

Como identificar gasolina adulterada

Como identificar gasolina adulterada

O limite de álcool e de outros solventes que podem ser misturados na gasolina, perante a lei, é de 25% do produto total. Passando desse limite, o que muitos postos de combustíveis estão fazendo atualmente, a gasolina passa a ser adulterada. Sendo que a ANP (Agência Nacional do Petróleo), conta somente com 85 fiscais para fiscalizar a rede de distribuidores e postos de combustíveis, no que se refere à cerca de 170 distribuidoras e mais de 23.000 postos de combustíveis. O que é lucro para o proprietário do posto de combustível ou distribuidora, é prejuízo para você consumidor.

Alguns problemas que seu carro pode apresentar caso abastecido gasolina adulterada

O que pode ocorrer é o entupimento na bomba que existe no tanque de combustível e leva a gasolina para o motor, conhecida como bomba da gasolina. Tendo este problema, seu carro pode apresentar falha ao dar a partida até em alguns casos fazer que o carro “morra”, sendo necessário várias partidas até o carro funcionar, aumentando assim o consumo de combustível.
E o preço conserto da bomba de gasolina gira aproximadamente trezentos reais. Outro problema que seu carro pode apresentar, devido ao uso de gasolina adulterada, é a corrosão no sistema de alimentação de combustível que serve para injetar a exata quantidade de gasolina para que o motor funcione, conhecido como sistema de injeção eletrônica. Sendo que o conserto para esse sistema custa uma bagatela de R$1.700,00 (mil e setecentos reais).

Como se livrar da gasolina adulterada

Caso você tenha usado gasolina adulterada como se livrar do problema

Para eliminar alguns problemas que a gasolina adulterada pode ocasionar no seu carro, você deve exigir de seu mecânico a limpeza dos bicos injetores ou do carburador, para que ele escoe o combustível que está adulterado, limpe o tanque de combustível, coloque novas mangueiras e conectores de alimentação do veículo, trocar também os filtros de combustível e os diafragmas do carburador, também é necessário o teste da válvula que regula a pressão e teste a vazão da bomba de gasolina.

Métodos para identificar se a gasolina está adulterada

Os métodos são simples, sendo que você por lei pode exigir que o posto de combustível faça esse teste, primeiramente deve se misturar 100ml de água com 100 ml de gasolina em um recipiente transparente milimetrado e deixar descansar por alguns instantes. Fazendo isso a reação que deve acontecer é que o álcool e a gasolina se separem – o álcool tende a se misturar melhor com a água. Após essa separação a gasolina deverá ficar na parte superior do recipiente e o álcool e a água na parte inferior. Caso a parcela de água aumente mais que 25ml essa gasolina é adulterada.

Denunciar postos de gasolina adulterada

Como denunciar os postos que vendem gasolina adulterada

Como expliquei anteriormente, a ANP é a reguladora que fiscaliza a rede de distribuidoras e postos de combustíveis, contudo a ANP não é capaz de fiscalizar todos os postos. Eventualmente se você suspeitar de algum posto que venda gasolina adulterada você pode e deve comunicar o Procon ou a ANP. Para mais informações sobre gasolina adulterada você pode acessar o site da ANP, onde tem informações mais detalhadas sobre este assunto.

Gasolina adulterada Métodos para identificar gasolina adulterada

Pesquisar