Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo

links patrocinados

Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo

Confira informações importantes sobre como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo e como o Brasil pode se inspirar nesses sistemas.

Como é o sistema de transporte coletivo na Finlândia

Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo Confira como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo

Um dos países com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano mais altos em todo o planeta é a Finlândia, que atualmente possui uma proposta bem ousada em seu território. Enquanto na maior parte do Brasil o carro é estimulado, a capital finlandesa pretende extinguir todos os veículos individuais, sendo uma novidade em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo.

Helsinki, a cidade, investiu pesado na modernização da mobilidade coletiva, como ônibus e metrôs, além de também criar viabilidade e segurança para os seus ciclistas, o que faz o carro ser dispensável. Assim, em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo, o governo ainda encomendou um aplicativo que avisa o usuário sobre qual a melhor rota a ser tomada, além de fazer os ônibus serem mais baratos que os veículos próprios.

Saiba como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo

Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo: capital Londres

O famoso ônibus vermelho e a mais antiga linha de metrô em todo o mundo fazem parte em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo. Na Inglaterra, a capital Londres é um exemplo de sistema de mobilidade, que, mesmo com linhas antigas, ainda são muito eficientes. Ainda há a presença de trens e bondes, que ainda fazem uma viagem charmosa.

Transporte coletivo

Sobre a capital de Tóquio

Já dizia um famoso ditado popular: “País desenvolvido não quando o pobre anda de carro, mas quando o rico anda de ônibus”. Essa é a filosofia adotada também por Tóquio, capital do Japão que usa toda a sua tecnologia também para melhorar a mobilidade urbana. Em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo, os metros, ônibus, balsas e bondes são a primeira opção das pessoas na hora de fazer seu deslocamento.

Apesar de ser uma cidade com bastante carros, sendo até mesmo um polo de produção desses veículos, as estações de metros e bondes carregam milhões de pessoas todos os dias, sendo um sistema eficiente em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo. Também é algo a se inspirar.

Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo - saiba mais

Como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo: Noruega

Assim como a Finlândia, a Noruega é outro país escandinavo que possui alto desenvolvimento e que também trata de forma especial sua mobilidade urbana. Em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo, eles também pensam muito na questão da sustentabilidade, fazendo até mesmo o pedido para que seus cidadãos não andem de carro pelo centro da capital.

Os dois principais tipos de descolamento público ocorrem por meio do trem e do ônibus, este último que fica bem mais em conta. Apesar disso, se trata do transporte mais caro em todo o mundo, cerca de R$ 5,12. Mais uma opção em como funciona o transporte coletivo em países de primeiro mundo.

Pesquisar
Artigos Relacionados