Como funciona o INSS para autônomos

links patrocinados

Como funciona o INSS para autônomos

Como funciona o INSS para autônomos

Se você é autônomo e deseja ter um fundo de aposentadoria pela Previdência Social quando estiver mais velho, poderá dar entrada no seguro, assim como todos os trabalhadores regularmente assalariados.

Brasileiros e a contribuição

Quando você é contratado em uma empresa, esta obrigatoriamente deverá registrá-lo na Previdência Social e todos os meses será descontado de seu salário integral o valor do INSS. Com este pagamento mensal que é automaticamente descontado de seu salário bruto você garante o recebimento de todos os serviços e benefícios que a Previdência dá aos trabalhadores em caso de necessidade como, por exemplo, o auxilio doença e auxilio maternidade.
Estes benefícios são concedidos aos trabalhadores caso devam se ausentar de seu serviço e não tendo renda para se manter, a contribuição mensal é um apoio para o sustento de sua família pelo tempo que permanecerem afastados. O seguro desemprego também é coberto pelo valor mensal que o trabalhador tem descontado por todo o período em que se manteve trabalhando, sendo que a quantidade de parcelas referentes ao seguro será calculada de acordo com o tempo que o trabalhador manteve-se na empresa.

INSS para autônomos

INSS para autônomos

Quanto aos autônomos, estes também terão acesso aos benefícios que são dados aos trabalhadores por meio da Previdência, desde que eles contribuem e paguem os impostos em dia.

O valor de pagamento do INSS serve para o governo pagar os benefícios acumulados do ano e também como reserva para os benefícios que você poderá receber ao longo de sua vida trabalhista.

Consulte o valor da contribuição para o INSS de autônomos

A consulta de quanto você terá que pagar como contribuinte individual poderá ser feita pelo site da Previdência Social, desde que você preencha corretamente a categoria do benefício – no caso poderá ser contribuinte individual, doméstico, facultativo e segurado especial, o seu número do PIS e o ano base para o cálculo do pagamento. Depois de preenchido você deverá selecionar a opção ‘calcular contribuição’ e então a GPS será emitida, posteriormente você deverá preenchê-la manualmente com seus dados cadastrais.

Previdência Social

Cadastre-se na Previdência Social e comece a contribuir

Para fazer seu cadastro junto à Previdência Social e começar a contribuir para que tenha direito a aposentadoria e demais benefícios, você deverá se cadastrar em uma agência da Previdência Social e contribuir mensalmente. A aposentadoria poderá ser solicitada levando em consideração a idade de quem quer se aposentar (65 anos para homens e 60 para mulheres), por tempo de contribuição ( 35 anos para homens e 30 para mulheres), por invalidez que será confirmada pela perícia e a aposentadoria especial que é concedida para os trabalhadores que eram empregados em condições prejudiciais a sua integridade física e/ou saúde. O cadastro na Previdência poderá ser feito pelo site do órgão, sendo que é importante que você leia atentamente a lista dos documentos necessários e vantagens que terá ao contribuir. Para se cadastrar na contribuição você deverá acessar o site da Previdência Social e localizar logo na primeira página a opção da contribuição, lá você encontrará diversas informações e o link para acessar e se cadastrar. Para mais informações não deixe de consultar o site as agências da Previdência.

Cadstro na Previdência Social Contribuindo com a Previdência Social

Como funciona o INSS para autônomos

Confira um vídeo sobre como o trabalhador autônomo deve contribuir :

Pesquisar
Artigos Relacionados