Como funciona licença maternidade

links patrocinados

Como funciona licença maternidade

Quando uma mulher está inserida no mercado de trabalho e engravida durante a vigência de um contrato trabalhista, ela deve se informar sobre como funciona o mercado de trabalho . Este é um direito que as mulheres empregadas tem durante o período em que engravidam. Durante a gestação, a mulher pode continuar trabalhando normalmente até determinada semana de gravidez. A partir de determinado momento até os primeiro meses do bebê, a funcionária continua a receber da empresa seu salário normalmente sendo que ela pode permanecer em sua casa, para dar atenção exclusiva para seu filho.
Esse direito faz com que as novas mães tenham um pequeno tempo para poderem se adaptar à nova criança, à rotina que irá mudar, e ao tempo que será dedicado para cada uma das atividades que a mulher já fazia anteriormente.

Ser mãe e trabalhar

A atividade de ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo requer muito cuidado e atenção. Ao mesmo tempo em que a mulher precisa continuar cuidando de sua carreira e seus objetivos pessoais, deve se adaptar à nova vida que vem pela frente.

Como funciona licença maternidade Licença maternidade

Muitas mulheres optam por contratar uma babá para ficar com o bebê enquanto está trabalhando fora de casa. Esse é um passo importante, já que a maioria da parte do dia, o bebê estará sob os cuidados de uma pessoa que não é a mãe dele. Isso quer dizer que a pessoa precisa ser de confiança, e precisa principalmente, ter paciência com crianças. Nem sempre as crianças reagem da maneira que se espera em várias situações, e isso requer o cuidado e atenção que geralmente, somente as mães tem.

Cuidados com o bebê

Cuidados

O cuidado na hora de selecionar uma babá, na hora de saber quando voltar ao trabalho, na hora de escolher a primeira escolinha da criança… Muita cautela é necessária em todos os momentos da vida desse novo ser. A ajuda das avós é muito necessária nesse momento, já que elas tem mais experiência de vida, e é claro, já tiveram um bebê no colo.

Direito da mãe

Direito de mãe

A licença maternidade é um direito de toda mulher empregada em empresas regulares, ou seja, todas as futuras mamães devem procurar seus direitos e se informar sobre como isso funciona, para que possam usufruir dele.
A intenção das empresas ao oferecer a licença maternidade, é garantir esse período de adaptação e até de a mãe poder curtir seus primeiros momentos como responsável por uma nova vida.

Como aproveitar o tempo com o bebê

Como aproveitar o tempo com o bebê

O período maternidade é a melhor oportunidade para conhecer o filho, apresentar ele aos outros membros da família, e é claro, começar a planejar como o tempo será gerenciado dali pra frente.
A conscientização de que a partir daquele momento, deverá ser direcionado à criança um tempo exclusivo também é essencial durante a licença maternidade. Mesmo com a mãe trabalhando fora, é sim possível criar uma criança – ou mais – com muito amor, carinho e atenção.

Pesquisar
Artigos Relacionados