Como funciona a previsão do tempo

links patrocinados

Como funciona a previsão do tempo

A previsão do tempo é prevista com um dia de antecedência, o modelo de atmosfera é analisado, este modelo irá demonstrar algumas marcas pontuais que são essenciais para a previsão do dia seguinte, alguns dos pontos analisados são: nuvens, vento e incidência solar, estas informações são coletadas por satélites que estão espalhados por todo o mundo. Em escala nacional, os computadores que preveem as condições climáticas são capazes de 490 bilhões de contar por segundo, estes computadores não são dos piores, porém, por exemplo, nos Estados Unidos da América, estes computadores que realizam as mesmas funções, são capazes de fazer 260 trilhões de contar por segundo.
O processo realizados por estes computadores resultam em mapas de pressão, vento, temperatura e chuva, estes mapas são analisados por meteorologistas que interpretam os dados coletados e repassam para os telespectadores, ouvintes ou leitores dos jornais.

O que são previsões imediatas?

Como funciona a previsão do tempo Confira Como funciona a previsão do tempo

Estas previsões realizadas por satélite são capazes de prever o tempo de até quinze dias, porém, existe uma previsão denominada como previsão imediata, esta, é responsável por analisar fatores que estão acontecendo em tempo real, por exemplo, a previsão imediata é capaz de monitorar a quantidade de raios que estão caindo durante uma tempestade, com a finalidade de impedir que estes raios atinjam áreas de extrema importância em uma cidade, como uma torre de energia.

A previsão imediata é muito utilizada por empresas que realizam shows e eventos a céu aberto, pois esta é muito mais precisa do que a previsão quinzenal, o que faz com que estas empresas possam adiar algum evento por decorrência de uma tempestade de chuva e granizo ou até de raios.

Saiba Como funciona a previsão do tempo

Confira mais

Outro exemplo de aplicação prática da previsão imediata é na agricultura, principalmente a chuva, é muito relevante nas plantações, sendo assim, o agricultor, tendo acesso as condições climáticas, este é capaz de prever quando poderá realizar as atividades na lavoura, por exemplo, em dia de chuva, plantar sementes é uma péssima escolha, nestes mesmos dias, o ideal é cobrir a plantação, em caso de tempestade de granizo, tende haver uma cobertura mais eficaz da plantação para que tudo não venha a ficar machucado.

Previsão do tempo

<h2A precisão da previsão do tempo

A previsão do tempo é consideravelmente segura, entretanto, como a Terra em si é um “organismo” vivo, esta hospeda tantos fenômenos simultaneamente que impossibilitam a mediação completa das condições climáticas. Para simplificar e tornar possível uma previsão do tempo, alguns desses fenômenos são meramente simplificados, esta simplificação acaba deturpando a interpretação dos dados, vindo a tornar uma previsão imprecisa ou falsa em situações pontuais.

Como funciona a previsão do tempo - saiba mais

Centros e Estações Meteorológicas

No Brasil, os principais Centros de Meteorologia são o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, ambos os centros são órgãos governamentais, que são responsáveis pela análise da previsão do tempo no Brasil, seus principais componentes são os satélites. Já as estações meteorológicas, estas tem uma central coligada a sensores capazes de avaliar o clima, medir pressão, radiação, direção e velocidade do vento e temperatura.

Pesquisar
Artigos Relacionados