Como fazer uma resenha crítica

links patrocinados

Como fazer uma resenha crítica

Diferentemente do que grande parte das pessoas imaginam quando se deparam com a palavra resenha crítica, esta, não é somente um resumo (indicativo ou informativo), quando precisa também da análise interpretativa de quem a elabora.

Por conta disso, fazer uma resenha crítica não é lá uma das coisas mais fáceis do mundo. Você, redator, deverá em primeiro plano relacionar em sua cabeça todos os elementos do texto lido com elementos de outros autores, ideais e textos, para então ter uma ideia crítica do texto a ser resenhado.

Como fazer uma resenha crítica

Como fazer uma resenha crítica Confira Como fazer uma resenha crítica

Primeiro passo então para fazer uma resenha crítica é ter em mente que esse texto será de caráter opinativo, ou seja, você poderá expressar as suas opiniões considerando as relações já explicadas anteriormente. Isso feito, você pode começar a resumir o assunto.

Há especialistas que dizem que a resenha deve ser realizada em três distintas partes: a primeira, é a parte técnica, ou seja, de apresentação. Nessa parte você deve apresentar tudo aquilo que será resenhado (a obra, o autor, o número de páginas, de qual editora, se recebeu algum prêmio, indicação, etc).

A segunda parte para se fazer uma resenha crítica é o resumo, que você pode utilizar de um ou mais parágrafos, sendo esta parte escrita em terceira pessoa.

Já a terceira parte para fazer uma resenha crítica é a resenha propriamente dita, que também pode ser aqui chamada de análise. Nesse ponto, você deverá fazer uso da primeira pessoa, e baseando-se em argumentos coerentes e palpáveis você pode apontar o que realmente achou da obra, as deficiências que poderiam ser melhor trabalhadas ou os pontos que mais lhe agradaram.

Saiba Como fazer uma resenha crítica

Detalhes de como fazer uma resenha crítica

Alguns detalhes de como fazer resenha crítica são essenciais na hora de te destacar nesse assunto. Primeiramente, vale destacar que fazer uma resenha crítica exige no mínimo três parágrafos, sendo um para a primeira parte, um para a segunda e um para a terceira. Mas, lembre-se de que você pode escrever o quanto julgar necessário.

Para fazer uma resenha crítica você deve saber que todas elas tem parágrafos numerados, além de que, as palavras que necessitarem de explicação poderão ser devidamente especificadas no rodapé. Sugere-se também que não sejam feitas separações físicas dentro da resenha, como por exemplo subtítulos para o resumo, para a análise e etc. Só deixe o texto fluir sem interrupções.

Conheça Como fazer uma resenha crítica

Diretrizes de uma resenha

Para que você tenha por onde começar e onde sair em suas primeiras resenhas, aqui vai algumas dicas de como fazer uma resenha crítica de forma correta e bem estruturada.
Em primeiro plano, tente situar o texto/obra que será resenhado no contexto de vida do autor, tanto teórico quando histórico. O segundo passo para fazer uma resenha crítica é deixar claro os pressupostos citados pelo autor que podem justificar suas colocações no texto, para depois tentar associar as ideias do autor com diferentes ideias do mesmo assunto.

Resenha crítica

Mais informações

Agora você já está pronto para fazer uma resenha crítica de qualidade! Não deixe de conferir as dicas e ser muito cauteloso na montagem da sua resenha, lembrando que ela deve ser coerente, válida, original, apresentar profundida no tema discutido e também saber expressar suas conclusões!

Pesquisar
Artigos Relacionados