Como fazer uma planilha de folha de pagamento

links patrocinados

É essencial manter o controle das remunerações dos funcionários, tudo para não ser injusto ao final do mês ou mesmo para não cometer injustiças com a pessoa ou mesmo com o caixa da empresa. Veja algumas dicas e macetes de como fazer uma planilha de folha de pagamento.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento

folha de pagamento

Utilizando o Excel como ferramenta para criar a folha de pagamento

A folha de pagamento é um documento que diz respeito a dados referentes a remuneração de funcionários, mesmo que pode ser de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. Alguns usuários podem ter dúvidas em relação a como fazer uma planilha de folha de pagamento, já que se trata de um modelo de lista que pode ajudar e muito as pessoas que precisam calcular os valores a serem pagos.

Como algumas pessoas que possuem negócios menores podem ter que pagar por ferramentas de pagamento ou mesmo achar as mesmas mais complexas, dá para usar o Excel para este processo de como fazer uma planilha de folha de pagamento. O primeiro é passo é fazer o cadastro de todos os funcionários que vão constar na lista.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento

planilha de folha de pagamento

A primeira parte da tabela precisa estar devidamente preenchida com os impostos, no caso do INSS (Imposto Nacional do Seguro Social), IRRF (Imposto de Renda Retida da Fonte) e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por exemplo, colocando a sua referida porcentagem. Em como fazer uma planilha de folha de pagamento, não se esqueça de preencher o nome dos funcionários e o cargo.

Em outra tabela, faça o preenchimento da remuneração recebida, que pode ser dividida de acordo com o número de dias de trabalho de cada funcionário, considerando a escala de cada um. Em como fazer uma planilha de folha de pagamento, preencha ainda com o vale refeição e vale transporte.

Construindo o sistema de pagamento

Como montar uma planilha de folha de pagamento

Deixe ainda espaços reservados para a contabilidade das horas extras de cada funcionário, não se esquecendo de fazer a conta no final para saber qual o salário bruto e líquido dos colaboradores. Em como fazer uma planilha de folha de pagamento, fazer um sistema como este pode levar um pouco de tempo, mas lembre-se que ele precisa ser construído apenas uma vez.

Copie o modelo com a estrutura preparada e, depois, somente vá preenchendo com cada mês ou período desejado. A vantagem de se utilizar o excel em como fazer uma planilha de folha de pagamento é que ele é um software que quase todo mundo tem. Empreendedores devem saber utilizar essa ferramenta básica.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento

Sobre como fazer uma planilha de folha de pagamento, estas são algumas dicas para fazer esse procedimento do zero, entretanto, dá para diminuir esforços. Existem alguns modelos que já estão prontos, com todas as fórmulas necessárias, e podem ser consultados e baixados diretamente pela Internet. A única dica é tomar cuidado para que o download seja feito em sites seguros e, de preferência, sempre olhando a extensão do arquivo.

Planilha de folha de pagamento no Excel

Pesquisar
Artigos Relacionados