Como fazer uma petição online

links patrocinados

Como fazer uma petição online

Quer ver uma melhoria na sua cidade, estado ou país ou mesmo reivindicar algo que outras pessoas concordam? Confira as dicas de como fazer uma petição online.

Qual a vantagem de fazer uma petição pela Internet?

Uma petição, também conhecida como abaixo-assinado, é um documento que reivindica algo as autoridades, devendo ser assinada por um número significativo de pessoas que compartilham da mesma opinião. Com o avanço da tecnóloga não é mais preciso ficar nas ruas colhendo assinaturas com papel e caneta, já que há como fazer uma petição online por meio de sites na Internet.

Como fazer uma petição online Confira Como fazer uma petição online

Por conter uma abrangência maior de pessoas, geralmente essas páginas são usadas para pedidos que alcance o nacional, visto que uma proposta para o bairro é mais fácil de ser assinada fisicamente. O primeiro passo de como fazer uma petição online, então, é definir exatamente qual a proposta que se quer fazer, escrevendo um texto para justificá-la, com argumentos e dados válidos.

Saiba Como fazer uma petição online

Como fazer uma petição online: plataformas de hospedagem

Vale lembrar entre as dicas de como fazer uma petição online que a ética sempre deve ser mantida, já que questionamentos não pertinentes podem ser excluídos da plataforma ou mesmo ignorados por seus usuários. Depois de fazer a proposta está na hora de decidir onde a mesma vai ser hospedada, já que existem diversas plataformas.

Uma das mais famosas e usadas é o Avaaz, na qual a pessoa cria seu perfil com a descrição do abaixo-assinado, cria um título e seus objetivos e confirma. Entre as dicas de como fazer uma petição online, entretanto, há ainda outros sites que oferecem o mesmo, como o Petição Pública Brasil e o Petições Online, mas que possuem menos visibilidade.

Petição online

Espalhando o abaixo-assinado pela rede

Depois de aprender como fazer uma petição online e criar o seu abaixo-assinado está na hora de compartilhar ele pela rede, em perfis do Facebook e Twitter, por exemplo. As plataformas geralmente possuem uma forma de divulgação desses serviços baseada no público-alvo definido pelo criador da petição, mas somente ela não é suficiente para chegar ao número desejado.

Dependendo o caso, é preciso de muitas assinaturas para que a sua causa tenha alguma visibilidade, lembrando sempre que elas não possuem valor jurídico, servindo somente como objeto de mobilização. Entre as dicas de como fazer uma petição online, entretanto, está a de nunca forçar alguém com ideias contrárias a assinar com o seu email, devendo ser de livre espontânea vontade.

Como fazer uma petição online - saiba mais

Como fazer uma petição online: consegui as assinaturas, e agora?

Depois que atingir o objetivo de assinaturas do início, que pode variar de acordo com a abrangência da proposta, a recomendação de como fazer uma petição online é levar esse documento impresso a autoridades. Mesmo que não possui um valor pela lei jurídica, com certeza elas servem como uma pressão a mais em órgãos públicos, empresas ou mesmo eventos, por exemplo. Faça parte da democracia e exija seus direitos, já todos podemos nos reunir em prol de algo positivo para todos.

Pesquisar
Artigos Relacionados