Como fazer um roteiro para cinema

links patrocinados

Se você não tem nem ideia de como um filme é escrito, veja as dicas de como fazer um roteiro para cinema.

Tenha uma boa ideia e coloque no papel

Como fazer um roteiro para cinema saiba mais

Como fazer um roteiro para cinema saiba mais

Antes de começar a escrever qualquer fala é preciso ter uma boa ideia de filme em como fazer um roteiro para cinema, seja ele para um curta ou longa-metragem. É sempre interessante amadurecer bem uma história antes de começar a escrevê-la, se perguntando quais serão os personagens e a ligação que cada um terá com o outro.

Lembre-se que cada uma das pessoas que aparecem na obra deve ter uma personalidade e uma história de vida que o leva a ser daquela forma, mesmo que isso não apareça na história. A dica de como fazer um roteiro para cinema é imaginar cenários, figurinos, forma em que os diálogos serão feitos e até mesmo um pouco da técnica utilizada na hora de colocar as palavras escritas ali em imagens.

Como fazer um roteiro para cinema: defina a história e pesquise

Esse é o momento em que o criador deve definir como será a sua história e quais os elementos gostaria de destacar durante o filme. Em como fazer um roteiro para cinema, a recomendação é ainda fazer uma pesquisa aprofundada para que não cometa nenhuma gafe em relação ao que se está escrevendo.

Por exemplo, se você deseja que seu filme se passe nos anos 80 é essencial fazer uma pesquisa minuciosa sobre o modo de vida daquela época, roupas usadas e linguagem, tudo se baseando no local escolhido. Se a história se passa em Paris, os anos 80 será diferente daquilo que foi em São Paulo. Ser detalhista é uma dica de como fazer um roteiro para cinema.

Como fazer um roteiro para cinema saia mais

Saiba o modelo do roteiro

Quem deseja saber como fazer um roteiro para cinema também precisa ter conhecimento do tipo de arquivo pedido para ser bem sucedido. Geralmente, o modelo mais comum utilizado é aquele que contém uma descrição breve do local e lugar a ser gravado (EXTERIOR, Loja de Doces – Dia), seguido da fala de cada personagem.

Além disso, os diálogos devem ser também precedidos de qual a expressão que o ator deve ter para que o mesmo seja fiel a história. Veja o exemplo: “-Olá, bom dia! (sorridente)” ou ainda “- Não estou me sentindo bem (personagem tem expressão fechada e começa a chorar)”. É assim que precisa ser feito, em como fazer um roteiro para cinema.

Como fazer um roteiro para cinema como fazer

Como fazer um roteiro para cinema: não esqueça das ações

Nas cenas em que não há falas e mesmo nelas é ainda preciso que haja a descrição da ação dos personagens (JOÃO ENTRA NA SALA, PEGA SUA CARTEIRA E SAI). Na forma de como fazer um roteiro para cinema, tudo deve ser o mais detalhado o possível para que o diretor consiga colocar em imagens em movimento tudo aquilo que está no papel. Como os atores também se baseiam nesse arquivo, tudo precisa ser bem escrito.

Como fazer um roteiro para cinema Como fazer

Pesquisar
Artigos Relacionados