Como fazer um bom bife

links patrocinados

Como fazer um bom bife

O bife é uma verdadeira tradição do brasileiro. Em algumas casas, é praticamente impossível não encontrar o prato no almoço e na janta. Além de saboroso, o bife é uma importante fonte de proteínas e ferro. Com exceção de quem não consome carne vermelha por questões filosóficas, religiosas ou por recomendação médica, o bife é um excelente alimento, que pode ser consumido diariamente sem maiores problemas.
Contudo, fazer um bife tem mais segredos do que possa parecer à primeira vista. Como a carne vermelha não é dos alimentos mais baratos, o preparo mal executado de um bife pode ser um grande desperdício. Conheça, abaixo, algumas dicas para fazer um bom bife.

A escolha deum bom bife começa no açougue

Como fazer um bom bife Bife

Este é um dos pontos cruciais para o preparo de um bom bife. Antes de qualquer coisa, é preciso ter um açougue de confiança, que ofereça bons corte. A carne vermelha é uma importante fonte de minerais, mas também contém a chamada gordura saturada. Por isso, dê preferência a cortes mais magros. Para fritar, os cortes mais recomendados são patinho, contra-filé, coxão mole, filé mignon e alcatra. A carne precisa ter uma coloração viva, com um vermelho brilhante, além de uma consistência compacta e firme.

Quando houver gordura no corte, preste atenção na coloração, que precisa ser amarelo-pálida ou mesmo branca. A gordura com um amarelo muito forte significa que o animal já estava velho, o que significa que a carne estará mais dura.

Saiba Como fazer um bom bife

O preparo de um bom bife

O primeiro passo para fazer um bom bife é aquecer a frigideira em fogo médio. Coloque um pouco de óleo apenas quando a frigideira já estiver aquecida. Um erro muito comum, neste momento, é colocar vários bifes de uma vez na frigideira. Isso causa uma queda muito brusca de temperatura e enche a frigideira com água, fazendo com que o bife cozinhe ao invés de fritar. O bife que perde muito líquido acaba ficando seco. Ou seja, o ideal é fritar um bife de cada vez, para manter a temperatura do óleo.

Outro erro muito comum é ficar mexendo demais na carne. Para fazer um bom bife, evite espetá-lo ou ficar virando a carne a todo momento. Só vire o bife quando um dos lados já estiver dourado. Enquanto o bife está sendo frito, não é preciso sequer encostar nele. Muitas pessoas têm a mania de apertar a carne ou esfrega-la na frigideira, o que só contribui para a perda de líquidos da carne.

Confira Como fazer um bom bife

O ponto da carne

O bife ideal, “no ponto”, é aquele que tem a carne firme e suculenta. Para isso, não deixe o fogo muito alto, pois a carne vai torrar por fora e ficar crua no interior. Também evite o fogo baixo, que evita que a carne doure.

Pratos com Bife

Outras dicas

Um bom bife deve ser comido imediatamente, pois a carne desidratará após algum tempo. Outra dica importante é não bater o bife antes de fritá-lo, pois isso rompe as fibras da carne e faz com que o corte perca água.

Pesquisar
Artigos Relacionados