Como fazer repelente de insetos em casa

links patrocinados

Como fazer repelente de insetos em casa

O verão pode ser a estação do ano mais aguardada por muita gente. Contudo, com o aumento das temperaturas, todos os anos surge um problema bastante incômodo: os insetos. Quase todo mundo já perdeu uma ou várias noites de sono se coçando, ou tentando se livrar de pernilongos. Para quem tem alergias, a situação fica ainda pior. É possível encontrar dezenas de opções diferentes no mercado para se livrar dos insetos, contudo, os repelentes costumam conter produtos químicos, que podem ser perigosos para crianças ou animais de estimação.

Felizmente, podemos aproveitar algumas soluções naturais que são muito eficientes no combate a insetos. Estas receitas são bastante simples, podendo ser feitas por qualquer pessoa. Conheça, abaixo, algumas dicas para fazer seu repelente de insetos em casa.

Plantas que atuam como repelente de insetos em casa

Como fazer repelente de insetos em casa Saiba Como fazer repelente de insetos em casa

Se você está com problemas com insetos em partes específicas da casa, como no jardim ou em cômodos menores, é possível utilizar plantas que repelem os insetos naturalmente, sem a necessidade de fazer qualquer produto. Neste sentido, uma das plantas mais versáteis é a lavanda, que reúne uma série de características positivas: além de espantar mosquitos e outros insetos, a lavanda deixa um ótimo cheiro no ambiente. A planta também é bem bonita, podendo ser utilizada na decoração de interiores.

Outra planta muito eficaz para repelir insetos é a citronela, que costuma, inclusive, ser um dos ingredientes dos repelentes comerciais. A citronela tem um efeito ainda mais potente contra pernilongos e borrachudos, dois insetos que costumam dar muito trabalho no verão. Outras plantas muito eficientes contra insetos são manjericão, crisântemo, hortelã e alecrim.

Como fazer repelente de insetos em casa - saiba mais

Repelente para ambientes fechados

Há uma receita extremamente simples que ajuda a repelir insetos em casa: limão e cravo da Índia. Para fazer este repelente, é necessário apenas cortar o limão em duas partes iguais. Em cada uma delas, espete entre 15 e 20 cravos da Índia. Depois, basta deixar o limão em um ambiente onde costuma haver muita circulação de insetos. Esta receita também pode ser utilizada em ambientes externos, mas é recomendável aumentar a quantidade de limões.

Como fazer repelente de insetos

Repelentes de insetos em spray

Se você vai a algum lugar que tem muitos insetos, mas não quer utilizar os sprays comerciais, há uma receita simples que pode ser feita em casa: primeiro, coloque duas colheres de sopa de cravos da Índia em meio litro de álcool. Deixe a mistura curtindo por uma semana, agitando duas ou mais vezes durante o dia. Por fim, coe a mistura e adicione 100 ml de óleo de bebê, ou óleo de amêndoas, para que a mistura fixe melhor no corpo.

Confira Como fazer repelente de insetos em casa

Aplicação

Quando o líquido estiver pronto, coloque-o em um borrifador, que pode ser encontrado a preços baixos em supermercados. Por fim, basta aplicar o repelente no corpo, mantendo certa distância quando fizer a aplicação. Assim como os repelentes comerciais, é preciso reaplicar este produto a cada seis horas. É importante agitar o frasco antes de utilizar, para que o óleo se misture ao álcool.

Pesquisar
Artigos Relacionados