Como fazer o passaporte

links patrocinados

Veja mais informações sobre como fazer o passaporte e onde há postos de emissão do documento no Brasil.

Sobre o passaporte

Ao contrário do que ocorre com alguns países da América do Sul, onde somente a apresentação da carteira de identidade é suficiente para a entrada, é preciso saber como fazer o passaporte para viajar para o exterior. Mesmo em locais onde o visto de turismo não é exigido para os brasileiros (como é o caso da França, Itália, Turquia e Filipinas, por exemplo), a apresentação deste documento é obrigatória.

O órgão responsável pela admissão de como fazer o passaporte no nosso país é a Polícia Federal, entretanto, não são todas as cidades que possuem uma unidade para isso. Alguns dos postos de emissão estão presentes em São Paulo, Guarulhos, Santo André, Rio Branco, Curitiba, Ilhéus, Porto Seguro, Brasília, Anápolis, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Uberaba, Varginha, Uberlândia, Belém, entre outros municípios.

Como fazer o passaporte

Documentos necessários em como fazer o passaporte

Existem alguns documentos que a pessoa precisa levar de forma obrigatória em como fazer o passaporte na Polícia Federal. Entre eles está a carteira de identidade (ou outros documentos aceitos como a carteira de habilitação, carteira expedida por bombeiros ou polícia militar ou passaporte anterior, por exemplo), título de eleitor, comprovante de voto nas últimas eleições, documento de quitação com o serviço militar (para homens), além do boleto pago.

Entretanto, antes de aparecer por lá é preciso marcar hora dentro do site da PF. Ali, a pessoa vai receber um horário de atendimento e ainda vai ter um formulário que precisa ser preenchido e levado no dia, como uma das dicas do que não se esquecer na hora de saber como fazer o passaporte. O boleto de pagamento é gerado depois do preenchimento do formulário.

passaporte

Sobre o valor a ser pago e prazo para receber o documento

O valor de como fazer o passaporte gira em torno dos R$ 120 reais, mas pode ter aumentado por causa da inflação. Entretanto, quem não pagar esta taxa não tem direito a criação do documento. Vale lembrar que a lista completa dos documentos exigidos está presente dentro do site da Polícia Federal. Crianças menores de 12 anos podem ter documentação diferenciada.

Não é preciso levar uma foto, já que a mesma é feita nas próprias dependências do órgão. Depois de seguir todos os passos de como fazer o passaporte, pode haver um prazo que gira em torno de 7 dias para que a pessoa consiga fazer a retirada do documento. Quem precisa fazer uma viagem de emergência pode ir na parte de retirar documento com emergência.

fazer o passaporte

Como fazer o passaporte: fazendo a retirada na Polícia Federal

Depois de como fazer o passaporte e o prazo passar, siga até a unidade da Polícia Federal para a retirada do documento. É necessário realizar a apresentação da carteira de identidade para fazer a retirada, sendo que somente a pessoa pode realizar esse processo de forma presencial. Não são mais realizadas as entregas pelos Correios, como ocorria em anos anteriores.

passaporte como fazer

GD Star Rating
loading...
Como fazer o passaporte, Nota: 4.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados