Como fazer Nutella em casa

links patrocinados

Como fazer Nutella em casa

O creme de avelã Nutella é quase uma unanimidade mundial. Criado em 1963 pela Ferrero, o produto é uma adaptação de outro doce da marca, lançado em 1944. Atualmente, o Nutella é vendido em mais de 70 países. No Brasil, o creme de avelã começou a ser comercializado em 2005, fazendo um sucesso imediato entre os consumidores.

A receita que deu origem ao Nutella como conhecemos atualmente foi desenvolvida na década de 1940, por Pietro Ferrero, fundador da tradicional marca Ferrero. O Nutella é uma variação do doce gianduja, que existe na Itália desde o século XIX. Curiosamente, a avelã era utilizada para baratear o produto, pois o cacau era extremamente caro nesta época, na Itália. O gianduja é composto, geralmente, por uma mistura de 70% de cacau e 30% de avelã.

A fórmula do Nutella

Como fazer Nutella em casa Confira Como fazer Nutella em casa

Composição do Nutella varia um pouco, dependendo do paladar de cada país. Na Austrália, por exemplo, o doce é feito com uma porcentagem um pouco maior de leite, enquanto a versão brasileira privilegia o cacau. Entretanto, um dos ingredientes não varia em nenhum lugar do planeta: o creme de avelã, responsável por 13% do produto final.

Entre outros ingredientes do Nutella podemos encontrar óleo vegetal, lactose, emulsificante, açúcar, soro de leite e aromatizantes.

Por se tratar de um produto de composição relativamente simples, é comum que muitas pessoas tentem reproduzir a receita em casa, com resultados que podem surpreender seu paladar. Se você tem curiosidade em fazer uma versão caseira do doce, confira abaixo algumas formas de fazer Nutella em casa.

Saiba Como fazer Nutella em casa

Ingredientes para fazer Nutella em casa

Por se tratar de uma receita caseira, a lista de ingredientes para fazer Nutella em casa pode variar. Contudo, a maior parte das receitas disponíveis na internet são feitas a partir dos seguintes ingredientes: avelãs, chocolate em pó sem açúcar, baunilha, açúcar, leite integral e óleo de nozes. A essência de baunilha e o óleo de nozes podem ser encontrados em mercearias e lojas especializadas em festas.

Conheça Como fazer Nutella em casa

Preparo do Nutella feito em casa

Se você comprou avelãs cruas, o primeiro passo é torrá-las rapidamente no forno, por cerca de dez minutos. Em seguida, retira toda a casca e triture as avelãs com um processador. Assim que as avelãs formarem um creme homogêneo, adicione aos poucos a baunilha, o óleo de nozes, o açúcar e o chocolate. Por fim, vá acrescentando o leite com a ajuda de uma colher, até que o creme esteja na consistência desejada.

Como fazer Nutella em casa - saiba mais

Alterações

O Nutella feito em casa pode ficar bem parecido com a versão original. Outra vantagem de fazer o doce em casa é a possibilidade de alterar a quantidade de determinados ingredientes. Se, por exemplo, você gosta de um creme mais forte, é possível utilizar uma quantidade menor de leite. Contudo, tome muito cuidado com a baunilha. Não é recomendável utilizar mais do que um quarto de colher de chá, pois a baunilha pode “roubar” o gosto de outros ingredientes. O óleo de nozes também não deve variar: uma colher de sopa é suficiente.

Pesquisar
Artigos Relacionados