Como fazer molho de alho para churrasco

links patrocinados

Como fazer molho de alho para churrasco

O churrasco é uma verdadeira tradição do brasileiro, principalmente aos domingos, quando se junta a outra paixão nacional, o futebol. Apesar de delicioso e ótimo para reunir os amigos e familiares, o churrasco precisa de alguns cuidados para ser feito, desde a escolha da carne até o preparo, passando também pelo cuidado com os acompanhamentos. Na maioria das vezes, os churrasqueiros mais experientes não gostam de inventar muitos temperos para a carne, optando apenas pelo sal grosso antes do preparo. Contudo, depois que a carne está pronta, podemos perfeitamente adicionar molhos e outros temperos a gosto. Um deles pode ser o molho de alho para churrasco, um tempero muito versátil e fácil de fazer.

Como utilizar o molho de alho para churrasco

Como fazer molho de alho para churrasco saiba Como fazer molho de alho para churrasco

Molho de alho deve ser equilibrado, ou seja, não ser fraco o suficiente para que o alho passe despercebido, nem forte demais para que domine os alimentos. Um molho equilibrado pode ser utilizado com as próprias carnes, depois de prontas, como tempero de salada ou para fazer o também tradicional pão de alho. O princípio do molho de alho é o mesmo da maionese caseira, utilizando ingredientes extremamente simples, que geralmente todos têm em casa. É possível, inclusive, utilizá-lo normalmente no dia a dia, para outros alimentos.

ConfiraComo fazer molho de alho para churrasco

Receita de molho de alho para churrasco

O molho de alho para churrasco tem apenas quatro ingredientes: leite, óleo, sal e, claro, os alhos. Para um molho equilibrado, as proporções adequadas são 150 ml de leite para cada dois dentes de alho. O óleo, por sua vez, vai sendo colocado aos poucos, até que dê ponto. Portanto, não podemos informar uma medida com precisão.

Primeiro, coloque o leite e o alho no liquidificador e bata um pouco, para que o alho seja triturado. Com o liquidificador ainda ligado, abra a tampa pequena e vá colocando o óleo em fio, de maneira ininterrupta. Inicialmente, podemos ter a impressão de que a mistura não está dando ponto, mas isso é normal, pois o preparo leva cerca de três minutos. A partir deste tempo, o molho começa a engrossar. Você pode escolher a textura a partir do tempo de preparo: um molho mais denso deve ficar mais tempo no liquidificador, por exemplo.

Conheça Como fazer molho de alho para churrasco

Variações

Como você pôde perceber, a receita de molho de alho para churrasco é extremamente básica. Algumas pessoas gostam, também, de acrescentar outros temperos à mistura, como cheiro verde e manjericão. Se este é o seu caso, fique atento apenas ao ponto do molho. Os temperos devem ser incluídos depois que o molho de alho para churrasco já está com a consistência desejada, pois incluir as folhas antes pode fazer com que a mistura desande.

Como fazer molho de alho para churrasco - saiba mais

Importante

Embora o molho possa ser alterado com diversos ingredientes, é importante respeitar sua receita básica. É comum que as pessoas tentem substituir o óleo por azeite, por exemplo, para deixar o molho mais saudável. Muitas vezes, entretanto, o azeite não dá o ponto desejado ao molho de alho.

Pesquisar
Artigos Relacionados