Como fazer lâmpada com garrafa pet e água

links patrocinados

Como fazer lâmpada com garrafa pet e água

Em 2001, temendo o risco que o Brasil tinha de sofrer um apagão, um mecânico de Minas Gerais, chamado Alfredo Moser, criou uma solução simples e muito inovadora: com garrafas pet cheias de água, o mineiro conseguiu produzir iluminação para sua casa durante o dia, sem a necessidade de utilizar energia elétrica.

A ideia ganhou destaque nacional e internacional por sua simplicidade e eficiência. Cada “lâmpada” de garrafa pet produz uma iluminação que varia de 40 a 60 watts, ou seja, uma única lâmpada é suficiente para iluminar um ambiente pequeno, como um banheiro.

Como é feita a lâmpada com garrafa pet

Como fazer lâmpada com garrafa pet e água Confira Como fazer lâmpada com garrafa pet e água

Lâmpada com garrafa pet é muito simples de ser produzida, podendo ser feita por qualquer pessoa. Em uma garrafa pet vazia, é preciso adicionar água limpa, de preferência filtrada, e duas tampas pequenas de água sanitária, que possui cloro. Por fim, é recomendável utilizar um pedaço de filme fotográfico na tampa da garrafa, para protegê-la do sol.

Depois, o objeto deve ser instalado em buracos nas telhas, para que possa receber luz solar direta. Por isso, a primeira versão da lâmpada é muito mais recomendável para galpões e garagens que não possuem laje. Entretanto, seu inventor já anunciou que está trabalhando em um novo protótipo, que poderá ser instalado de uma maneira muito parecido ao das lâmpadas convencionais. Para evitar qualquer vazamento, o ideal é prender a garrafa nas telhas com cola de resina. Desta forma, você pode proteger o ambiente em dias de chuva.

saiba Como fazer lâmpada com garrafa pet e água

A lâmpada com garafa pet pelo mundo

A lâmpada de Moser, como ficou conhecido o invento, conquistou os vizinhos de seu criador. Até um supermercado da cidade passou a adotar as lâmpadas de garrafa pet que, em grande quantidade, conseguem tranquilamente iluminar um ambiente grande e alto.

A ideia do brasileiro foi descoberta pela My Shelter Foundation, uma organização global que busca soluções inovadoras para os mais diversos problemas. Somente nas Filipinas, a organização instalou mais de um milhão destas lâmpadas, que também estão auxiliando pessoas da África e de outros países asiáticos.

Como fazer lâmpada com garrafa pet e água - saiba mais

Limitações

Devido a seu mecanismo, a lâmpada com garrafa pet não pode, obviamente, iluminar ambientes durante a noite. Contudo, para lugares pobres, aonde a energia elétrica ainda não chegou, o dispositivo promove uma verdadeira revolução, também sendo muito útil para locais utilizados apenas durante o dia, como estabelecimentos comerciais em barracões (oficinas mecânicas, por exemplo).

Conheã Como fazer lâmpada com garrafa pet e água

Cuidados

Se você pretende instalar uma lâmpada de garrafa pet em algum ambiente de sua casa ou trabalho, é muito importante estar atento aos buracos nas telhas, que, se não forem feitos por alguém com prática, podem originar grandes goteiras. É preciso saber manusear uma furadeira e calcular com precisão o tamanho dos buracos.

Caso seja bem instalada, a lâmpada de garrafa pet dura a vida inteira, tendo uma manutenção muito barata. O próprio inventor da lâmpada de garrafa pet utiliza os mesmos equipamentos há mais de uma década, sem a necessidade de substituir qualquer uma delas.

Pesquisar
Artigos Relacionados