Como fazer isolamento acústico para quartos

links patrocinados

Como fazer isolamento acústico para quartos

Por que fazer o isolamento acústico em quartos

O quarto é um dos ambientes da casa que mais precisam estar em silêncio. Seja para uma boa noite de sono ou para fazer um trabalho que exija o mínimo de silêncio, é necessário que você tenha um ambiente livre de ruídos externos. Para isso, é importante que você saiba isolar seu quarto acusticamente. Além disso, se você é daqueles que gosta de fazer um barulho em seu quarto, o isolamento acústico é imprescindível para que as outras pessoas da casa não se sintam incomodados com seu barulho.

Materiais que isolam seu quarto acusticamente

Como fazer isolamento acústico em quartos Saiba como fazer isolamento acústico em quartos

Há alguns materiais que são mais indicados para o isolamento acústico de seu quarto. Os mais usados são o isopor e a fibra de vidro. O vidro, na verdade, é um ótimo isolante acústico, já que as moléculas do som não conseguem ultrapassar o vidro.
O isopor, por ser poroso, absorve as moléculas do som, mas ao mesmo tempo, absorve muito calor, o que o torna um material isolante térmico. Muitas pessoas preferem a fibra de vidro ao isopor por este motivo: quando o tempo está muito quente o quarto fica igualmente abafado. A fibra de vidro também possui este efeito, mas não é tanto quanto o isopor.

Confira como fazer isolamento acústico em quartos

Procedimentos para fazer o isolamento acústico em quartos

Para fazer o isolamento acústico em quartos é necessário ter o material e, de preferência contar com o auxílio de um profissional. Isso porque o material fica entre a parede e uma proteção ou cobertura para que ele não fique exposto.

Há casos em que o isolamento acústico em quartos é feito durante a construção do imóvel, o que é mais fácil, já que o material, seja o isopor ou a fibra de vidro, é colocado antes do reboco. Para aqueles que possuem mais recursos financeiros é possível comprar placas acústicas, feitas de acrílico ou outros materiais próprios para o isolamento acústico.

Porém, se você já tem sua casa construída e quer isolar acusticamente seu quarto, você terá um pouco mais de trabalho. É como uma obra em sua residência e, por isso, você deve estar preparado para possíveis problemas na execução, como falta de material ou danos na estrutura da parede. De qualquer forma, contando com um profissional, estes riscos diminuem.

Isolamento acústico

Benefícios do isolamento acústico

Os benefícios de ter um quarto isolado acusticamente são inúmeros. Mas a sua audição é a principal beneficiada. Os ruídos irão atingi-lo com menor intensidade e você sentirá a diferença de imediato. Não se preocupe com os gastos que terá, pois na verdade irá ver que não foi um gasto, mas sim um investimento.

Como fazer isolamento acústico em quartos - saiba mais

O isolamento acústico e as bandas

Muitas bandas amadoras fazem seus ensaios em casa, o que faz com que o barulho gerado seja ouvido nas redondezas. A solução para isso é o isolamento acústico, que pode ser feito com poucos recursos. Ou seja, não é preciso gastar muito para fazer o isolamento acústico de um quarto ou qualquer outro cômodo da casa, basta ter disposição e os resultados serão os melhores possíveis.

Pesquisar
Artigos Relacionados